Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
COLUNA

Reflexões

Marcelo A. Reis

A Copa; o Tango/a Tragédia e o TITE na Presidência da República

Sonho com a taça!! É viável !

02 julho 2018 - 07h00

Caro leitor ; 

Em época de Copa ela é o ASSUNTO . Uma paixão mundial . Ainda bem , nos ajuda a respirar um pouco .São tantas coisas ruins acontecendo que o futebol é um analgésico eficaz. Nos alivia , ainda que,por curto período. É o tempo de esquecermos dos (des) governos que vimos tendo há tempos. Muitos tem buscado a explicação definitiva . Não conseguem . Eu então ... , não me arrisco . Vou mais nos atos mais do dia a dia e, como homem comum, faço as minhas "Reflexões" aqui com Você. Ainda sou do tempo que brasileiro que se prezasse NUNCA , jamais, torceria à favor dos "hemanos argentinos" e nem eles por nós . Os "macaquitos" . Espantado ?!?! É !!  Os portenhos consideravam - se "Europeus" , "brancos" e não davam papo para nós e nem para os "Cabezitas negras" , latinoamericanos de descendência indígena ;cabelos pretos . Tudo isso foi passando . A Guerra das Malvinas ,mostrou que , mesmo retórica,era conosco que poderiam contar. Os E.U.A. na Hora H ficaram/ficam/ficarão fechados com a Inglaterra e todos nós "cucarachos", independentemente de falarmos espanhol, português,aimará , quechua etc. ,etc. e tal,que nos lasquemos. Voltando a Copa , vimos que se os Europeus ,leia - se Alemanha,Inglaterra, Itália ,e nós,em especial Brasil e Argentina,eramos os tais ; os bons,os ótimos,os espetaculares tal vem mudando . Novas forças surgiram , consolidaram - se e tem crescido . Na Ásia vemos o Japão com suas notória e proverbial dedicação, calma, persistência e organização evoluindo cada vez mais . A Coréia mandou a Alemanha de volta para casa! Foi para os "tedescos" o que o 7 X 1 foi para nós.....

Aqui, "en nuestra America Latina" a Colômbia de há muito vem "prometendo" , a heroica "Celeste Olímpica Uruguaya" ressurge , ressuscita causando - nos preocupação ( parenteses sou traumatizado do "Maracanazo" de 1950) . Aí entra o Tango e seu lado trágico , explosivo e romântico . Não é atoa que portenhos e "orientales" disputam a sua "invenção e precedência . Para mim pouco importa .Sou um franco admirador independentemente se surgiu na Argentina ou na margem Leste do Rio da Prata . Sem querer rir da desgraça alheia , os argentinos , nesta Copa viveram e mostraram o lado trágico . Foram mandados de volta e de forma.................... Confesso que evolui . Torci pelos "hermanos". A proximidade , muitos amigos e vizinhos. Silvia Ojeda, seus pais Don Victor (paraguaio) e Doña Ester (porteña). Susana e Sergio Sapir Sr. Luis e D. Sarah, Bibi Talevi, Bia e Graziela Pagliaro . A lista é infinita ......... Conheci o país e aí a rivalidade subdesenvolvida cedeu lugar ao carinho e a admiração .

Os "castilhanos" ,com Suarez e Cavani ,estão ficando , vencendo . É o lado heroico do tango .Enfatizo , lembrando - lhes o acento, são "héroes" ! "Viven heroicamente" ! 

E nós ? Temos os melhores valores individuais  e o Tite com firmeza e brandura,inteligência e bom senso conseguiu formar um grupo coeso e que vem crescendo . 

Sonho com a taça!! É viável !

Torço! Torço muito!

Escrevo ANTES da partida contra o México .Os Aztecas ,como diria o Jorge Coury na Rádio Nacional , evoluíram bastante, tem ótimos valores e um técnico , o colombiano Osório , muito competente . Espero que não sejam para nós o que foram os coreanos para os alemães. Bato na madeira e rezo ! Muito!!

Vendo o Tite na TV , ponderado ,e equilibrado , cercado por pessoas sérias . Falando de maneira simples,formal e didática, sem gesticulações de ilusionistas de quinta categoria. Ao contrário do "temer", o minúsculo, NUNCA se soube de qualquer envolvimento dele com pilantras e picaretas dos mais diversos naipes e quilates .NUNCA  precisou blindar - se ou a algum auxiliar , leia - se Moreira Franco / Padilha,  para escapar da Justiça . Não tem Laranjas, Tangerinas ,Limas ou que fruta seja e nem de ninguém,civil ou soldado de Polícia ou Coronel da PMSP para ocultar os seus negócios. Não é amigo do Gilmar , do Tofolli e tantos mais , não vive de conversinhas fora da agenda, pelas madrugadas, com o "Aecim" ,o Joesley , o Gedel , o Eduardo Cunha , Jucá , Barbalhos e mais uma lista interminável........

Repito , ANTES da partida,que espero vençamos ( de novo bato na madeira - toc - toc - toc) , independentemente do resultado ,lanço: 

TITE para PRESIDENTE da REPÚBLICA Federativa do Brasil!

Até a próxima...