COLUNA

Reflexões

Marcelo A. Reis

A Educação e a Corrupção

20 JUN 2017 Marcelo A. Reis 10h41min

Caro leitor ;

 

Em 1977 ,quando conheci o ex Governador Leonel Brizola,então exilado , duas afirmações dele chamaram a minha atenção . A primeira é que um país das dimensões do Brasil só teria saída com a maciça e massiva implantação de um sistema nacional de ensino público de qualidade em tempo integral e que tudo fosse conduzido em um regime político essencialmente democrático. Aditava que , no lado politico/partidário, sempre vivêramos historicamente a cultura do "golpismo". Com profunda e corajosa sinceridade disse que , sem renegar suas posições, "em 64 se não

fosse o golpe deles seria o nosso." E que não tínhamos elites , mas sim uma classe 

dominante , insensível , de mentalidade escravocrata e hipócrita . E esta seria o principal entrave aos seus projetos educacionais . Não queriam , as ditas " elites ", que o povo se tornasse capaz de raciocinar e, consequentemente, decidir de maneira autônoma . Tal seria a mais revolucionária das ações; tiraria a população da dependência dos "Politicões Tradicionais" . Lembro - me quando da Implantação do PEE - Programa Especial de Educação , a "Vanguarda do Atraso" dizer que era muito caro ,etc.,etc. e tal , mas não reclamavam das mordomias e privilégios absurdos que existiam , e seguem existindo, em todos os setores da máquina pública . 

Estão felizes ,o "insignificante temer" e seus asseclas com a manutenção das regalias que têm . Estão felizes porque um povo educado , consciente de sua cidadania já os teria expulsado à chicotadas de seus ninhos!

Você , Eu , todos nós , temos que respaldar as apurações em curso e o encarceramento SUPRA PARTIDÁRIO de todos os bandidos e , principalmente , firmarmos a concertação de um amplo acordo nacional para a implantação continuada de um SISTEMA DE ENSINOPÚBLICO DE QUALIDADE EM TEMPO INTEGRAL . Há cinquenta anos estávamos à frente da China e da Coréia e hoje , em qualquer campo , estamos atrás de ambos .

Quem sabe faz a hora!

Até a próxima

HMEDIC

Deixe seu Comentário

Leia Também

fabio trad