Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
COLUNA

Reflexões

Marcelo A. Reis

A Família Real Britânica, os Mandarins do Brasil e os Racionamentos

"BRASIL, ACIMA DE TUDO!"

07 março 2017 - 06h50

Caro leitor ; 



Durante a Segunda Guerra a Grã Bretanha passou por todos os tipos de privações . Os bombardeios aéreos , torpedeamento de navios e bloqueios eram diários. Constantes .As dificuldades, o enfrentamento das adversidades enorme .Havia restrição ao consumo de tudo. É importante destacar que ,tanto quanto a população ,os altos mandatários e a Realeza estavam presente . Participavam ativamente dos esforços . O Palácio Real também estava sujeito ao racionamento ,inclusive de alimentos . As filhas do Rei ,Princesas Elizabeth ( hoje Rainha) e Margareth , trabalhavam em linhas de produção de fábrica,dirigindo automóveis de serviço. No popular ; punham a mão na massa! .  Identificadas com o cidadão comum . Eram cidadãs participando . Lutando! O país era uno , integrado e coeso.



Vejo na TV que o racionamento de água em Brasilia , devido a seca que a todos atinge , depois de vigorar ,apenas,nas áreas periféricas,havia chegado ao Plano Piloto, a área nobre da capital federal. Mas... os palácios, residências oficiais e outros prédios públicos NÃO  seriam atingidos por " razões de Segurança Nacional " !!!!!! 



Veja bem , podem faltar remédios /profissionais de saúde nos hospitais , professores e material escolar , veículos e equipamentos policiais e a lista não teria fim. Os privilégios e as mordomias do mandarinato tupiniquim ficam , SEMPRE , intocados ! 



Você constata isso por toda parte . Saia a rua e irá deparar-se com as famosas "vagas privativas" . Burocratas e " Representantes do Povo" , entendem que devem ter áreas exclusivas para , chegando a hora que for , deixarem os seus veículos . E com funcionários , pagos por nós , para protegerem os seus possantes! . E o cidadão comum? Que se vire!!! Que se dane!!! Isto para usar palavras civilizadas . Se não falaria como o Senador Jucá... Partiria para a vulgaridade porque aos da sua "grandeza" tudo é permitido .



Estacionamento privativo?  Só Ambulância , Defesa Civil/Bombeiros e Polícia ; e chega! É assim nos países efetivamente democráticos . Não há cidadãos de segunda , terceira...... enézima classe como aqui . Apresento este , pequeno, exemplo porque ele nos mostra o porque, a razão, da generalizada proliferação do chamado "Foro Privilegiado". Tem a mesma origem . Novamente roubo a expressão do Elio Gaspari : "Andar de cima e andar de baixo" ;  Aos primeiros tudo é permitido . São os intocáveis . Recentemente o jornal "O Globo" do Rio de Janeiro , divulgou uma pesquisa em que mostra a "ineficiência" do ,chamado em juridiquês , "Excelso  Pretório" ,STF , em julgar o chamado alto clero . Atribuiu-a  a sua generalização . Acredito que seja , pois existem , segundo a matéria,vinte e duas mil autoridades com direito a foro e ritualísticas próprias, mas... Há também a falta de vontade . Não nos enganemos! 



E o que dizer da prisão especial para quem tem nível universitário? Ao criminoso PPP - Preto , Pardo e/ou Pobre impõe -se , além da pena,as maiores atrocidade . E tudo bem!!! E para os da "tchurma" ? Tudo! Dá - se um jeito. No Rio estão realizando uma reforma relâmpago para que tenham condições dignas de cumprimento da sentença . Enquanto eram os PPP ninguém estava preocupado.



É um Clube fechado! Os casamentos e parcerias ,as mais variadas , os integra a todos . Basta uma rodada e veremos que os parlamentares , magistrados e burocratas X,Y e Z e respectivos filhos , netos , noras , genros etc.,etc., e tais estão abrigados nas melhores sinecuras da enorme e ineficiente Administração Pública brasileira . Começa nos municípios , passa pelos Estados e chega na máquina federal. A articulação é total . Perfeita! 

Agora mesmo o Procurador Geral da República , com toda a sua seriedade e em quem a Nação está a confiar, emite um fundado parecer para garantir ,mais, alguns privilégios do Ministério Público . Auxílio Moradia  e similares . Aliás o Judiciário também não escapa . Basta um exemplo , do mesmo jornal acima mencionado. Noventa e sete por cento dos magistrados recebe acima do teto máximo legal .

Realmente não somos uma Nação forte , unida e coesa . Somos uma colonia . O Mandarinato brasileiro comporta - se como cruéis ocupantes dos tempos da Colonia .

A situação nacional só vai melhorar quando, começando nas vilas e cidades , a população  exigir , ocupar Câmaras e Prefeituras . Cobrar seriedade , honradez e eficiência dos governantes . E , por aí , irmos subindo em nível de Estados e da União . "Aposentar " à chibatadas "eleitorais os Jucás , Renans , " Angotoxes " , Barbalhos ,Lobões ( e alcatéias)! 



É fazer como em diversas cidades do norte do Paraná , como em Oliveiras - MG . em que os "mandatários" se recolheram , voltaram atrás e tornaram SEM EFEITO  diversos privilégios que se haviam auto outorgado.



É hora de sairmos de nossa letargia e frequentarmos as reuniões de condomínio, de associações de moradores, sindicatos e partidos políticos. Em geral são clubes fechados , dominados sempre por grupos na maior parte das vezes familiares . É Vovô , papai e netinhos ..... Genros , noras e cunhados ..... Todos nas boquinhas!!!! 



Se quisermos uma saída realmente democrática , temos/teremos que nos mexer . Participar!!! Democracia é difícil !! 

O contrário é extremamente pesado , mas do jeito em que as coisas estão , mais uma vez socorro - me da expressão do Brizola ;"um Mar de Cumplicidades " , o país esgarçando - se de todas as maneiras não consigo antever serenidade...........................



Atuemos!



Participemos!



Lutemos!



Lembremos daquela lapidar frase que encima os nossos quartéis:



"BRASIL, ACIMA DE TUDO!"



Até a próxima