COLUNA

E agora?

Resina & Marcon

A importância do estágio para a vida acadêmica e profissional do aluno

A vida acadêmica é sempre cheia de desafios e conquistas diárias, seja por um trabalho bem-sucedido ou por uma boa avaliação, porém, dentre as conquistas mais importantes na vida de um acadêmico estão os aprendizados práticos vindos de um bom estágio.

9 AGO 2017 Franciele Souza de Almeida 08h39min

 

 

A vida acadêmica é sempre cheia de desafios e conquistas diárias, seja por um trabalho bem-sucedido ou por uma boa avaliação, porém, dentre as conquistas mais importantes na vida de um acadêmico estão os aprendizados práticos vindos de um bom estágio.

Conforme a Lei nº 11.788/2008 o estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.

Assim, o estágio tem como objetivo, proporcionar os instrumentos necessários para a inserção do acadêmico na vida profissional prática, para que adquira conhecimento adequado, juntamente com seu supervisor.

Em outras palavras, o estágio é muito importante no processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno, é através dele que o aluno tem a oportunidade de obter mais conhecimento e colocar em prática todo o conteúdo acadêmico, tornando possível a qualificação na profissão escolhida pelo estagiário.

É o primeiro passo na carreira profissional e um processo de aprendizagem indispensável. É através do estágio que o acadêmico terá certeza se escolheu a profissão certa, pois poderá vivenciar a rotina diária da profissão e ter a oportunidade de trabalhar com profissionais experientes e qualificados no mercado, para que futuramente obtenha bom posicionamento profissional. Além disso, o aluno também tem a chance de se destacar durante as aulas na faculdade, pois estará praticando tudo que está estudando.

Pode-se enfatizar que o acadêmico, em seu período de estágio, deverá aproveitar ao máximo das oportunidades oferecidas, a fim de obter uma melhor qualificação, visando seu crescimento dentro da instituição de ensino e de sua formação profissional, para que futuramente seja reconhecido como um profissional de excelência.

 

 

FRANCIELE SOUZA DE ALMEIDA, Estagiária do escritório Resina & Marcon Advogados Associados. Graduanda em Direito pela Universidade Anhanguera Uniderp.

 

HMEDIC

Deixe seu Comentário

Leia Também

fabio trad