COLUNA

Reflexões

Marcelo A. Reis

A Primeira Comunhão de um neto, Temer e a Finlândia

A Finlândia é uma das minhas obsessões pela revolução que promoveu no Ensino Público de Qualidade em Tempo Integral!

26 JUN 2017 Marcelo A. Reis 11h11min

Caro leitor;

Não estou igual ao " Samba do Crioulo Doido " do Stanislaw Ponte Preta .Não estou,como diria a minha mãe, misturando alhos com bugalhos . Não, não estou .

Há poucos dias fui ao Rio para a Primeira Comunhão de um dos netos menores . Mesmo não sendo um Católico ,dito, Praticante fiquei emocionado . São momentos culminantes em que a criança assume perante ao seu Deus uma postura autônoma . Todas as religiões têm tais rituais de passagem.

Repito que fiquei emocionado , lembro - me sempre, em detalhes,da minha , em seis de Outubro de 1957, no Grupo Escolar Olavo Bilac , em Resende - R. J. Passados 60 anos!!  Recordo - me de detalhes da preparação , a Catequista D. Valda Bruna , as explicações dadas , a cerimônia em si . Vários colegas , Soninha Elizabeth , Archimedes , Sheila , Irma Lucia etc.etc. , a Professora D. Alice Araújo , a Diretora D. Dulce chaves... É um momento marcante  mesmo para quem , como eu , é católico mais culturalmente do que por convicção . Estava na cerimônia curtindo , emocionando - me ao ver um dos pirralhos virando "gente" e pensando em como amamos os nossos filhos e netos . A nossa continuidade , a nossa perpetuação........ Via os demais pais e avós também completamente tomados pela emoção . Via com satisfação podermos todos estar ali e fiquei ,em paralelo , pensando na imensa massa de desvalidos , desassistidos que vagam pelas ruas do Brasil .São as "cracolândias" , as escolas sem professores  ou , quando os tem , mal formados . Hospitais sem profissionais de Saúde , de médicos a motoristas , sem equipamentos , sem medicamentos  ; sem transportes de qualidade , minima que seja . Sem Segurança Pública que faça jus ao nome.  Carência completa de tudo . Do básico!! 

E o "insignificante temer" o que tem a haver?

Tudo!!

Na ânsia de "assumir" o cargo aí está , rodeado dos seus asseclas , tentando dar aparências de normalidade . Viaja para a Russia e Noruega para "pagar mico" como dizem os jovens . Mico caro!

Ua mensagem que recebi , dessas de internet : "temer" ir ao país menos corrupto do mundo , a Noruega , é o mesmo que mandar um gigolô ao Vaticano pedir , ao Papa Francisco , ajuda para ampliação do bordel ! " Ainda que seja de duvidoso humor é extremamente realista.......

Via as nossas famílias ali ; emocionadas  e pensava , repetidamente , nos que nada tem , no ocupante da cadeira presidencial tomando puxão de orelhas público da Primeira Ministra da Noruega , sendo recebido na Russia como um visitante de quinta , ou enésima , categoria . Um vexame !  
Tudo para salvar um (des) governo que , como aqui escrevi ANTES da posse , é natimorto.

A Finlândia é uma das minhas obsessões pela revolução que promoveu no Ensino Público de Qualidade em Tempo Integral!

Rezei, rezei muito, para que no mundo do meu neto e de todas as crianças "privilegiadas" que ali estavam  não existam menores abandonados , que a população tenha ,ao menos ,o minimo, o básico do básico , que tenham o que tem as crianças finlandesas . 
E a Finlândia é muitas vezes menos rica que o Brasil! 

Até a próxima

nando viana

Deixe seu Comentário

Leia Também

erro medico