Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
COLUNA

Top Pipoca com Pedroka

Pedro Martinez

Alfa: amizade improvável...

domesticação

30 outubro 2018 - 10h01

A dica de hoje saiu de cartaz dos cinemas a pouco tempo.

Alfa é uma aventura pré-histórica, na europa à 20.000 anos atrás, que mira em temas como amizade, família, honra e fidelidade canina, no caso um lobo.

O personagem principal é Keda (Kodi Smit-McPhee) um adolescente filho do líder de uma tribo, Tau (Johanes Haukur), que é dado como morto durante uma caçada de bisões, após cair de um penhasco. Seu pai e os outros acreditam que ele está morto então o abandonam e voltam pra casa.

Mas acredite, Keda sobreviveu à queda: apenas desmaiou e fraturou o pé. Agora pra voltar pra casa ele só tem um caminho pra seguir graças a uma tatuagem nas mãos que mostra a direção pelas estrelas. Sua jornada será longa e perigosa, principalmente porque o inverno se aproxima, e pelo caminho sua compania acaba sendo, inusitadamente, um lobo.

A relação, como se pode imaginar, começa bem hostil, graças, claro, ao instinto do animal, que queria mesmo era devorar o garoto mas acaba se machucando então Keda passa a cuidar da ferida e os dois ficam "amigos".

O longa é um drama clássico de sobrevivência que supera a obviedade com belas e fortes imagens da natureza - e combina a fotografia com efeitos de computação gráfica. E o mais legal: tem um protagonista por quem torcemos facilmente.

Mas o centro do filme todo é mesmo essa tal ligação entre Keda e o lobo, e a jornada deles rumo ao lar. É o início de um grande amizade que evita momentos de ternura gratuita - explico: os laços que se formam entre humano e animal são honestos e delicados, sem haver a necessidade de forçar algum fator tipo "fofura". E a natureza se prova ser implacável mostrando como o inverno é mortal. Sem contar com outros animais que são bem mais hostis que o lobo.

Alfa é quase um Dança Com Lobos juvenil na pré-história e seu protagonista abrirá possibilidades novas para seu povo a partir da ligação que se forma com um lobo. Na verdade é um filme basicamente sobre o início da domesticação dos animais.

5 pipocas!