Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
COLUNA

Top Play

Fernando Fenero

Bloqueio de celulares é adiado para Novembro

12 julho 2017 - 08h25

Contrariando o que foi noticiado pela coluna no dia 4 de Junho, a Anatel não irá mais bloquear em Setembro os celulares com cadastros irreculares de IMEI, prorrogando a decisão para final de Novembro (dia 28). 



A decisão é bastante relevante, uma vez que um número consideráveis de aparelhos estão nessa condição, o que afetará bastante o mercado e os serviços. Fizemos um tira-dúvidas sobre essa questão, recolhendo o feedback dos leitores da coluna:



Quem será afetado?



Donos de celulares que não tem IMEI registrado, quem comprou um celular xing ling no Paraguai ou na China, que não tem um número IMEI válido, vai receber um SMS avisando sobre o bloqueio.



Comprei um Xiaomi \ Oneplus no exterior, vou ser afetado?



A Anatel promete que não, que tais aparelhos possuiem o registro de IMEI num banco de dados mundial que só pode ser acessado por fabricantes e operadoras. Mas a resolução não se compromete a deixar funcionando aparelhos que sejam comprados e ativados depois do bloqueio em Novembro.



Isso afeta também um iPhone comprado no Paraguai?



Como no caso dos celulares da Xiaomi e da Oneplus, os aparelhos já ativos não deverão sofrer mudanças, já os ativados posteriormente ao bloqueio, podem sim não funcionar (segundo a resolução da Anatel).



O que é IMEI?



Simplificando bem a questão, o IMEI é um CPF do seu aparelho celular, serve para identificar ele, assim como providenciar seu bloqueio em caso de roubo.



Como saber se meu aparelho será afetado?



Primeiramente todos os afetados serão alertados por um SMS da Anatel, mas caso queira tirar a dúvida, basta procurar o site Celular Legal para consultar a situação do aparelho. Vá para o site clicando AQUI



Como encontro o número do meu IMEI para consultar?



Ele pode estar na caixa do produto, na nota fiscal, escrito próximo a bateria e por último pode ser consultado dentro do sistema em "Sobre o Telefone" nos Android ou pelo código universal  *#06#, que só precisa ser digitado como se fosse fazer uma ligação telefônica.



Quantos aparelhos podem ser afetados?



No Brasil estimam que haja pelo menos 40 milhões de aparelhos em atividade com esse problema de IMEI



 



 



Mais dúvidas? Deixe nos comentários!