Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
COLUNA

Reflexões

Marcelo A. Reis

Delcidio André Cerveró da Cunha Soares

Não estranhe o título

30 novembro 2015 - 13h40

Caro leitor;



Não estranhe o título. É decorrente do último prodígio da Ciência. O Gênio do Mal. A fusão do Senador Delcidio do Amaral, do Banqueiro André Esteves, do Engenheiro Nestor Cerveró, do Deputado Eduardo Cunha e do, já tão esquecido, Professor Delúbio Soares. Piadas de mau gosto, à parte, fiz isso como uma ilustração. Uma demonstração de que, como se diz no popular, "é tudo farinha do mesmo saco". Todos, em algum momento, mereceram, ou ainda merecem, bajulações e salamaleques. Fossem negros, pardos e/ou pobres estariam sendo referidos como marginais, "elemento" e assim por diante. Mas... brancos, ricos e poderosos estão, no caso de Cunha, ou estavam até agora, no de Delcidio, André Esteves, prestigiados, recebendo as maiores homenagens das Redes de Televisão, dos Clubes, Câmaras Empresariais e congêneres.



A integração realizada é uma forma que usei para caracterizar de forma clara, contundente o "Mar de Cumplicidades", uma vez mais aproprio-me da expressão cunhada pelo ex-governador Brizola, em que encontra-se envolvido o Mundo Empresarial e Político brasileiro. Sendo repetitivo, a idade permite, digo que vivemos uma guerra de quadrilhas pela submissão e apropriação do Estado Brasileiro. São os contrabandistas de armas, de narcóticos,de ouro, pedras preciosas e de minerais raros. É a chamada "bolivarianização" do Brasil. Mina-se a estrutura de Estado e de Governo. Proferem-se brados patrióticos, nacionalistas, em defesa da liberdade, dos mais pobres , dos mais humildes para , em seguida , suprir a s liberdades , e enriquecerem a quadrilha. Foi assim na Venezuela e querem fazer o mesmo aqui. Pobre Simon Bolivar! Virou manto de cobertura dos maiores criminosos da História Latino Americana.



Você, mais do que qualquer outra pessoa, é testemunha de que vimos, desde há muito, batendo na tecla da roubalheira generalizada, articulada e sistemática. Claro que não é invenção do PT. Existe, e sempre existiu. O "mérito" do Lula e seus asseclas foi de dar uma forma "científica" ao "mal feito", como diria a, AINDA, ocupante da Suprema Magistratura. O Governo Dilma acabou antes de começar. O Senador de MS atuou com uma naturalidade de quem estava, como disse, agindo de maneira humanitária. O Eduardo Cunha se apresenta como um parâmetro da ética, da honradez, da seriedade e defensor das prerrogativas do Legislativo. Mais uma vez recorro a minha saudosa avó: "Um gambá cheira o outro". Não é por acaso, nem por obra e graça do Divino Espírito Santo que Lulla (com dois l), Collor, Barbalho, Lobão, Calheiros, Cunha e tantos mais estão juntos. Eles são o Comando Supremo e tem as suas redes de transmissão para os estados e municípios.



Hoje ao abrir a Internet deparo - me com uma postagem de um amigo, morador do Leblon, lá no Rio de Janeiro, lembrando que, no Governo Geisel, pegava a mesma condução que a filha do Presidente, Professora Amália Lucy que se dirigia ao Colégio Pedro II, onde lecionava. Ia e voltava assim. Não foi promovida a altos cargos de maneira relâmpago.



Pedia a volta dos militares!



Vou à rua e ouço a mesma ladainha de outros amigos. Como o lá do Rio querem os "milicos" de novo no Poder.



Não quero. Fui a favor das diretas, da volta ao regime democrático em sua plenitude.



Sou a favor que os órgãos do Estado cumpram bem, cada um, as suas atividades . A dos militares é a de prover a segurança, a defesa da Pátria. Recordando outras conversas nossas, relembro que a instituição mais confiável do Brasil, apurada em pesquisa, são as Forças Armadas, e as pessoas estão revoltadas, com razão, em pagar 40% da riqueza produzida e não receber serviços do Governo. Os recursos que seriam para a Saúde, a Educação, o meio ambiente estão todos em contas no exterior.



No desespero tentam ,pedem ,aplaudem soluções extremas, mesmo que venham a, no futuro, se arrepender.



E o que estão vendo?



Os gênios da Família Lula da Silva. Craques de gestão! Enriqueceram subitamente por suas exponenciais "capacidades gerenciais"! Deveriam seguir as pegadas do pai. Ministrar palestras nas Universidades de Harvard, Yalle, Princetton. Oxford ,Cambridge ou na Sorbonne sobre as seus "brilhantes " talentos.



Claro que há esperança, mas não será fácil transpor...



Até a próxima