COLUNA

Descubra seu cheiro ideal: tudo que uma mulher precisa saber sobre perfumes

Já ouviu o ditado "os melhores perfumes estão nos menores frascos"?

13 MAR 2018 Giselli Figueiredo 13h30min

Já ouviu o ditado "os melhores perfumes estão nos menores frascos"?

Nada melhor do que depois de uma linda make e um look deslumbrante, fechar com chave de ouro com um ótimo perfume, super agradável, que demonstra sempre um pouco da nossa personalidade, hora leve hora mais ousado e quente... e eu tenho muitos favoritos. Mas existem vários tipos de fragrâncias que, inclusive, são próprias para cada estação.

Comprar perfume não é uma coisa fácil. Além de escolher uma fragrância que combine com seu estado de espírito, a classificação do perfume pode ser a maior pegadinha se você não prestar atenção. Há uma boa diferença entre perfume e deo-colônia - e o que você chama de perfume, na verdade, é o que os entendidos chamam de Eau de Parfum.

(Fotos:  Isaac Motta)

Eu particularmente adoro essências como o 'Parfum', que é a mais forte das concentrações. Para os entendedores é raro e considerado como perfume de verdade, tem concentração de perfume acima de 30%, podendo permanecer na pele por até 24 horas. Luxuoso, o Parfum é também a variante mais cara de qualquer família de fragrâncias. No verão, se passado em exagero, fica um cheiro enjoativo e até mesmo insuportável, tem que usar com moderação, já que é indicado para usar no inverno e a noite.

E eles geralmente vem em frascos bem pequenos, já que apenas algumas gotas já são mais que suficientes para perfumar a pessoa. Se colocar mais que isso você sairá por aí parecendo um difusor de ambientes ambulante, haha! Ele, em hipótese alguma, pode ser burrifado. Aliás, é daí que vem o ditado os melhores perfumes vem nos menores frascos. Dois exemplos considerados pelos especialistas como Parfum são Dior Fahrenheit e o Terre d’Hermès.

Já o 'Eau De Parfum' é maioria esmagadora dos perfumes importados. Eles tem em sua fórmula aproximadamente de 18% a 25% de fragrância e duração do odor ainda é alta - cerca de 10 horas na pele. Esses são os perfumes mais utilizados mundialmente. Pode ser encontrada em spray ou em frascos, no caso das marcas mais tradicionais, e os preços costumam ser mais acessíveis. Também são indicados para dias frios ou durante a noite.

Tem várias marcas que são as queridinhas, entre elas os brasileiros 'Eudora Eau De Parfum' e o 'Make B. Eau De Parfum' do O Boticário e o que eu uso da marca e AMO que é o 'Elyseé', com qualidade excepcional, a combinação desses ingredientes cria uma fragrância marcada pela elegância, quem combina notas florais enriquecidas por um fundo amadeirado. Essa exuberante fragrância permeia o Elysée Creme Acetinado Hidratante Corporal... Gente, eu super indico, apesar de ser eau de parfum, ele tem um cheirinho de banho inconfundível, foi amor a primeira vista! 

Já no time dos importados, já usei o 'Angel', um frutal oriental, para mulheres ativas, sensuais, conquistadoras, ternas e carinhosas. Suas notas combinam mel, chocolate, baunilha, caramelo, patchouli e sândalo e o queridinho '212 Sexy feminino', da Carolina Herrera.

'Eau De Toilette' ou deo-colônia, como é conhecida no Brasil, é o time de perfumes que a gente encontra facilmente no mercado nacional. Os eau de toilette contém entre 10% a 15% de fragrância em sua fórmula e duram em média 8 horas na pele. 

A maioria dos perfumes nacionais são eau de toilette e por isso que eles costumam ser mais baratos, já que possuem menos essência na fórmula, sendo assim mais fracos. Entendedores de perfumes afirmam que é o mais adequado para o clima do Brasil. Os exemplos são vários, tanto para os nacionais como para os importados. 

Um importado eau de toilette que eu super gosto é o 'Dolce Cabana Light Blue', ele possui uma impressionante fragrância floral frutal, combinando cedro siciliano com folhas de maçã verde. Outro que eu tenho no meu armário é o 'CH Carolina Herrera', seu estilo pode ser definido como "casual de luxo".
Um perfume eau de toilette que foi o queridinho das meninas por muito tempo é o 'Fantasy da Britney Spears', aquele do frasco glamouroso pink. Já no lado nacional tem uma linha que é muito famosa e tradicional que são os perfumes Florattas de O Boticário.

Agora vem os 'Eau De Cologne' e também os 'Eau de Fraiche', conhecidos como body splash, água de colônia, colônia pós banho. Eles possuem apenas de 3% a 5% de fragrância em sua fórmula, por isso são bem fraquinhos e duram em média de 2 a 4 horas na pele. Esse tipo de perfume é utilizado após o banho, pois ajuda a manter o frescor além de perfumar levemente. Um exemplo básico é a coleção do O Boticário de body splashes. A marca tem um mais cheiroso que o outro, eu mesma tenho três. Para o nosso clima quente eles são uma delícia. Você pode ir passando no decorrer do dia, são super suaves e te dão a sensação de banho tomado. Inclusive foi lançado há pouco a coleção da nativaSpa 'Ameixa Negra', com gotas purificadas de quinoa, que tem o body splash... gente, a fragrância é coisa de louco!

O body Splash é uma alternativa aos tipos de perfumes citados, a principal diferença é a concentração de fragrâncias: no perfume essas fragrâncias são mais fortes e estão em maior quantidade, já no body splash essas fragrâncias ficam mais dispersas. O perfume dura o dia inteiro, pois tem um maior tempo de fixação e o body splash vai sumindo ao longo do dia e pode ser reaplicado ao longo do dia e mesmo assim a fragrância não irá pesar ou contrastar com outros cosméticos que você utilizará.

Não há regras, mas para não errar use as fragrâncias cítricas e refrescantes no verão, e as mais adocicadas no inverno.

Os perfumes para bebês são considerados eau de fraiche, por possuírem um perfume bem fraquinho e que não dura muito tempo na pele, pois a concentração de fragrância nesse tipo de produto não ultrapassa os 3%. Os exemplos conhecidos são Natura Mamãe e Bebê, Colônia Turma da Mônica, Johnson’s Baby Colônia.

Uma observação importante: Algumas marcas possuem a mesma fragrância em tipos diferentes de perfumes. Por exemplo, você pode comprar o perfume J’adore da Dior tanto em eau de parfum como em eau de toilette. Os dois possuem o mesmo cheiro, mas cada um com uma duração e preços diferentes (o eau de toilette dura menos e é mais barato).

Por isso é preciso ficar bem atenta quando for comprar seu perfume preferido para não escolher errado, principalmente em épocas de promoção. As vezes, a loja anuncia um perfume super barato, você vai correndo comprar e depois percebe que ele na verdade é eau de toilette. Não significa que é um perfume ruim, ele é apenas um perfume com menor poder de fixação. 

Então fique bem de olho nas legendas, principalmente nas abreviações. Importante reforçar que citei apenas alguns exemplos, mas através dessas dicas você pode encontrar o seu cheiro ideal em outras marcas e grifes.


"O perfume de uma mulher diz mais sobre ela do que sua própria caligrafia" - Christian Dior

(Foto:  Isaac Motta)

Siga o Almanaque da Moda nas redes sociais:

Facebook.com/almanaquedamoda

@almanaquedamoda

Deixe seu Comentário

Leia Também