Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
COLUNA

Reflexões

Marcelo A. Reis

Está acesa a luz vermelha

Sento em frente ao computador e, confesso, sou acometido de enorme desânimo em escrever

22 novembro 2016 - 08h48

Caro leitor;



Sento em frente ao computador e, confesso, sou acometido de enorme desânimo em escrever. Não por falta do que falar. Por excesso! Só tem irregularidades e roubalheiras...



No segundo estado da federação temos os dois últimos governadores presos . Um , sem defende-lo , o Garotinho, claramente uma armação. É o que chamei , em uma rede social , de prisão Mandrake. Não discuto a sua doença, ou não. Aqui é irrelevante. Não há claramente NADA que justificasse a sua prisão preventiva.  O "Gurizinho", pode não ser anjo , mas fazendo - se um paralelo com os delatores da Lava Jato, foi o primeiro a denunciar o esquema Sergio Cabral e a manter permanentemente sob luz os "malfeitos" (como diria a ex presidentA) da quadrilha que, a louvar - se nas denuncias do M.P. ,procedeu a montagem/ implantação/ operação ,em bases "cientificas" , do maior assalto aos cofres públicos já ocorrido em Pindorama . O país está quebrado por roubos e incompetência. O que ocorre no Estado do Rio do Rio de Janeiro é o maior ; não o único . 



O ocupante da Presidência , Michel Miguel Elias Temer Lulia, sente - se fortalecido. É o tal! Designa o notório Jucá Líder do Governo, e resolve , com pompas e fanfarras , reunir o tal do "Conselhão" para respaldar - lhe a correção das lambanças do segundo mandato Lula e do primeiro e meio de Dilma Rousseff . Até aí nada de mais ,pelo contrário, mas...



Três perguntas básicas:



1) Quem arcará com o custo? 



2) Como será o rateio dos sacrifícios que nos serão impostos? 



3) Qual o grupo político que lhe dará suporte? Renan , Jucá,Lobão (e a sua alcateia) Barbalho (Pai, filho , Mulheres,a ex e a atual), Gedel (o despachante imobiliário!) ,Moreira Franco e outros de igual falta de credibilidade?



São  questões fundamentais . É necessária uma união nacional em torno de causas / objetivos comuns e comandada por políticos de real credibilidade. Não era o caso com a Dilma . Não é o caso com o atual ocupante da cadeira , o Sr. Temer. 



A farra aérea de ministros e altos funcionários nos vôos da FAB segue igual , ou maior . As mordomias,carros , recepções, etc.,etc. e tal prosseguem da mesma maneira . Qualquer busca,mesmo superficial, nos salários, ajudas de custo e outros pendurucalhos , é de arrepiar . Em todos os Poderes . Volto, uma vez mais a, repetitivamente,  citar o meu amigo "Filosofo Sobralense" : "Farinha pouca , meu pirão primeiro". Assim comporta-se o nosso mandarinato  . Reporto - me a recente artigo do Senador Cristóvão Buarque onde , com muita propriedade e clareza , mostra a inexistência de um Projeto Nacional , de Lideranças fortes e confiáveis,mas tão somente a de grupos,de diversas naturezas,inclusive criminosas , que se apropriam de fatias do Estado em seus interesses . Esta semana , voltemos ao Rio de Janeiro ,a imprensa mostra que , praticamente , a totalidade dos Magistrados recebe acima dos limites. O mesmo ocorreria no M.P. Repare que tal acontece em todo o território nacional . As associações de classe , como vi outro dia ,a dos magistrados federais, argumentam que está tudo respaldado em lei etc.,etc. e tal . Blá,blá,blá puro .  Claro ! Conhecem os atalhos. Os macetes para burlar as leis! Para justificarem as imoralidades ! O injustificável! 



Falam em Direitos adquiridos . Redarguo , sem o brilho deles, que temos que lutar , morrer, pelo Direito adquirido a vida , ao atendimento médico hospitalar e ao ensino público de qualidade em tempo integral!



NADA JUSTIFICA a população mais necessitada sofrer/morrer por falta de médicos/remédios /hospitais e altos funcionários recebendo cento e tantos mil reais . O absurdo dos absurdos seria um Desembargador Federal que estaria recebendo cerca de Seiscentos mil Reais !!! Não acreditei , mas a fonte , extremamente confiável, afirmou, reafirmou e confirmou . Continuo cético . Enfim , como os nossos descalabros são ilimitados, infinitos...



NADA JUSTIFICA o empresariado trabalhar cinco, dos doze, meses do ano para bancar uma máquina pública cara e ineficiente e, consequentemente, operar com custos mais elevados ,tornar - se menos competitivo , gerar menos empregos e assim sucessivamente.



Volto a bater na tecla da necessidade de nos mobilizarmos . De pressionarmos os prefeitos e vereadores . As Câmaras e Prefeituras , mais de cinco mil Brasil à fora , operam com custos absurdamente altos .Mais ainda , ao comparar - se com o retorno que deveriam nos dar e não o fazem.



Há mais de três anos , aqui , vimos afirmando a gravidade da situação . Não se corrigirá em curto espaço de tempo ;um / dois anos como nos querem engambelar . Muito maior que isso . Arrisco dizer que serão cerca de dez anos de muito trabalho e sacrifício.



A desordem , a insegurança pública cresce e se alastra em proporções geométricas. A conivência, a  cumplicidade, nas altas cortes,com os elementos  "manjados" é mais do que acintosa. Não refiro - me ao bandido da rua . Ao PPP - Preto/Pardo/Pobre. E sim ao Presidente do Senado,com mais de dez processos  em " embargos de gaveta" , e que deita falações "éticas e equilibradas" . Ao "Líder" do Governo , o que não poderia ser ministro, e o faz ,à respeito do Direito de Defesa do ex Governador . E seus processos , tal qual alguns do Maluf, engavetados , vão prescrevendo!



Corta-se o Restaurante Popular e outros programas de "socorro social", assim os denomino, mas as altas mordomias volto a dizer são intocáveis e permanentes . 



Corta - se o Restaurante Popular ,mas os jantares para "acertar uma posição comum da base no Congresso" seguem à mil nos Palácios!



Está acessa a luz vermelha do perigo tal como nas aeronaves nos segundos que antecedem ao desastre.



Temos que iniciar "ontem" em todos os níveis. Fim dos Auxílios Educação , Moradia , Carros de representação e coisas supérfluas. Há que , por exemplo, reduzir em 40% a folha de pagamento . Nos três Poderes . Executivo , Legislativo e Judiciário . Na União , Estados e Municípios . Começar de cima para baixo!



Direitos adquiridos P..Nenhuma!!!!!!



Direito adquirido somente para a Vida; Saúde e ! Educação !!!!



Até a próxima