Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
COLUNA

Decifrando

Marco Santos

Estratégia ou como os caminhoneiros poderão controlar a paralisação

28 maio 2018 - 07h36

Os condutores da paralisação dos transportadores de cargas podem estar adotando duas estratégias para se contrapor às medidas adotadas pelo governo central.

A estratégia do "conta gotas"  e a  "Stop and Go" ( ande e pare).

O conta gotas consiste em liberar cargas sensíveis (logística de saúde, itens essenciais de alimentação e combustíveis, por exemplo) em escala menor que a usual. O drama da sociedade e dos dirigentes do país permanecerá.

O stop and go consiste em ações sucessivas de parar, em locais nos quais não possam ser multados ou presos, até simulando panes, e diante de pressão policial e / ou militar, deslocam - se para mais a frente, parando novamente. Isto pode ser chamado também de Operação Tartaruga.

Será difícil comprovar dolo e não estarão atendendo ao que consideram um mau acordo com segmento de lideranças caminhoneiras, feito com as autoridades negociadoras da crise.

Hoje, 27 de maio, notícias dão conta de adesões de outros segmentos organizados e de que a população está apoiando os motoristas de caminhão nos pontos de parada.

A narrativa do governo, calcada essencialmente em ameaças, com suporte em algumas mídias parece não estar convencendo a sociedade que procura caracterizar o movimento caminhoneiro como criminoso ou terrorista.

Será muito complicado, dada às dimensões do país,  para as forças de segurança realmente restabelecer o abastecimento nas condições impostas pelo "stop and go" e "conta gotas".

Como é muito difícil "combinar o jogo com os russos" só o tempo dirá se estou certo.

Marco Santos

Cel do EB, professor e empresário.