Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
COLUNA

Top Play

Fernando Fenero

Falando sobre Museu: cadê o Museu Itinerante do Videogame?

Poder público e iniciativa privada erram feio em não apoiar o evento que nasceu aqui, e faz enorme sucesso por todo Brasil

10 setembro 2018 - 10h30

Uma de minhas primeiras colunas aqui no TopMídia News foi a respeito disso, contava de como que um patrimônio cultural formado em nossa cidade não encontrava apoio logo onde nasceu. 


O brasileiro realmente não é um povo atento a cultura e a formação intelectual, mas no caso do “Museu Itinerante do Videogame” o caso é ainda mais grave, já que o mesmo é sucesso absoluto em capitais de todo o Brasil, sendo que em algumas cidades ele saiu de um shopping para ir diretamente para outro.


Só alguém muito estúpido para não entender “videogame” como cultura, teria que ignorar por exemplo  a certificação do Ibram (Instituto Brasileiros de Museus) e ignorar toda a história do desenvolvimento dos jogos, suas artes e trilhas sonoras, então pergunto: por que estamos sem a presença do “Museu Itinerante do Videogame” em Campo Grande a tanto tempo?


Seria falta de público? Não, não é o caso: cheguei a ver a loja do Walmart ficar com dezenas de itens desabastecidos conforme o público do evento passava por lá, a praça de eventos dos três shoppings de Campo Grande pareciam formigueiros durante a exposição.


Acredito que o caso seja mais grave: o poder público estadual e municipal é burro quando não investe nas visitas do museu, e fica ainda pior para os Shopping se grandes marcas que perdem a oportunidade de promover seus negócios dessa forma.


Já perdemos Moto Road e vários outros eventos, é a sina de Campo Grande ou é preciso puxar algumas orelhas?