Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
COLUNA

Top Play

Fernando Fenero

Formula E - Se ligue na categoria

Conheça mais sobre a 'Formula 1 elétrica'

05 dezembro 2017 - 13h30

Formula E: você deveria se ligar nessa ideia

Carros elétricos já são uma verdade ainda que bem pouco populares, e como tudo no setor automobilístico, os testes e desenvolvimento partem das competições. Foi assim que em 2014 um grupo de visionários amparados pela FIA começaram um campeonato de monopostos elétricos, e mesmo com toda campanha contra, a categoria está tendo vida longa e começando a ter relevância. 


A Formula E tem muitos motivos para merecer ser acompanhada, principalmente pelo público brasileiro, vamos enumerar algumas delas:

1 – Competitividade
Dentro de um quadro com times chineses e monegascos, a clássica Andretti de tanto sucesso na Formula Indy, a indiana Mahindra e a presença de montadoras como Audi e Jaguar, o cenário atual da Formula E é muito competitivo. Os carros são bem parecidos em desempenho, e o fiel da balança é o acerto para a pista e habilidade do piloto, coisa que não existe na Formula 1 a quase 30 anos.


2 – Circuitos
A proposta de temporadas no estilo europeu em biênios, tem ainda a vantagem de usar pistas de rua. Não é preciso ir até um circuito caro em termos de manutenção e complexos em se instalar, a Formula E vai para as grandes cidades do mundo como Hong Kong, Santiago, Roma, Paris, Berlim e Nova Iorque, onde são montadas pistas nas ruas da cidade com um custo bem baixo e de forma sustentável. Quem acompanha automobilismo sabe os desafios de se correr em pistas de rua, os espaços são pequenos, e as oportunidades de erros são enormes, é realmente muito mais emocionante.

3 – As Provas
Tudo é resolvido no mesmo dia. Sábado de corrida, as equipes se classificam em um sistema de grupos que é bem emocionante, e depois se alinham no grid. Como carros elétricos precisam de bateria, existe uma emoção plus da troca de carros. Todos os pilotos possuem dois veículos que são trocados quando necessário, fazendo a estratégia de corrida ser muito importante. Lucas di Grassi, campeão do ano passado e uma das feras da categoria, é rotineiro  poupador de seus carros optando por dois setups para fazer uma segunda perna mais agressiva.

4 – Aqui tem Brasil
Se o país está sumido pela primeira vez em décadas na Formula 1, na categoria elétrica ele está firme e forte. Já contamos com um grid com o sobrinho de Ayrton Senna, e hoje em dia temos Nelsinho Piquet e Lucas di Grassi, ambos ex-pilotos da Formula 1 e também campeões mundiais das temporadas passadas. Se você é desses torcedores que procuram sempre torcer pelo pais nas provas, aqui você tem grandes motivos pra fazer isso.

5 – Formula E é o futuro
Quem acompanha desde 2014 sabe o quanto a categoria evoluiu, atraindo montadoras e garagistas. Carros elétricos são tendência, e a Formula E é seu campo de testes. Depois de acompanhar uma corrida, é impossível ainda acreditar que carros elétricos são lentos e sem graça.

 

 

 


A Formula E é transmitida no Brasil pelos canais Fox Sports, e pode ser acompanhada também pelo Youtube onde as corridas são gravadas em compactos e na íntegra.