Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
COLUNA

Top Pipoca com Pedroka

Pedro Martinez

Han Solo: esse cara é muito legal...

Pipocão Star Wars

30 maio 2018 - 11h00

O Top Pipoca com o Pedroka é muito nerd e quis viajar pra uma galáxia não tão distante assim pra acompanhar Han Solo.

E a surpresa foi grata.

Dessa vez a Disney e a Lucasfilms decidiram deixar a guerra de lado pra nos mostrar uma historia independente de Han Solo, mirando numa única oportunidade de utilizar o personagem mais divertido da saga para criar uma comédia de aventura dentro de Star Wars. Isso mesmo. Enquanto Rogue One - primeiro do gênero Uma Historia Star Wars, focava o desenvolvimento de um conflito específico (acesso aos planos da Estrela da Morte), esse se concentra na formação de uma nova galerinha, ou "familia" que inspirou a vida de Han Solo por inteiro. São eles Chewie, Lando, Tobias Beckett e Qi'ra.

É uma pedaço da história do Universo que tinha tudo pra dar errado, porque convenhamos, a ideia de criar uma juventude para um dos personagens mais adorados do cinema corre riscos de ser rechaçada pelos fãs radicais mas, como disse a Folha de São Paulo, "é preciso ser muito ranzinza para não gostar de Han Solo".

- Mas como é especificamente essa história, Pedroka?!

Han Solo é obrigado a trabalhar para Lady Proxima mas sonha em fugir daquele planeta com a namorada Qi'ra. Só que quando vê seus planos se tornarem frustrados precisa correr sozinho, então promete a si mesmo voltar para "resgatar" a garota. E nesse meio tempo conhece uma quadrilha de contrabandistas: Tobias Beckett, Val e Rio, juntando-se a estes para tentar conseguir ganhar dinheiro necessário pra concluir sua promessa e ao mesmo tempo cruza com um certo wookie amado pelos fãs, Chewie.

Assim eles correm pra concluir o tal serviço. Mas eles estão sem nave! E agora? Tudo bem, é só pedir pro Lando a Millenium Falcon emprestada.

A grande sacada desta história é que se trata do primeiro filme de Star Wars onde os rumos da política e da guerra não estão em jogo no enredo. A estrutura do filme é mais direcionada a um blockbuster de aventura e ação oitentista do que a "ópera espacial" que é característica do outros filmes. A produção abraça com confiança a identidade de ser um pipocão ambientado no universo de Star Wars e direcionado a falar da vida de Han Solo.

Han Solo: Uma História Star Wars realiza muito bem o que se propôs a ser e se preocupa em ser um bom filme antes de ser um bom filme Star Wars e se sai muito bem na tarefa de evocar um estilo blockbuster antigo. Não sei se era a intenção, visto o quão conturbada foi a espera do mesmo, mas é certo que os ares de aventura retrô funcionaram muito bem e conseguem se servir do universo do filme mais do que servir ao universo em que ele se ambienta.

Vale a pena conferir!

5 pipocas!