Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
COLUNA

Reflexões

Marcelo A. Reis

" Joga pedra na Odebrecht "

28 dezembro 2016 - 07h58

Caro leitor ;



 



 



NÃO conheci o velho Norberto Odebrecht , fundador da construtora que levava o seu nome - C.N.O. . Sei, por ouvir dos que o conheceram, que era um "alemão", peão de obra, decidido e empreendedor  que erigiu um império. Seus descendentes ,Emílio Odebrecht à frente ,multiplicaram e transformaram - na no colosso que é. Marcelo , o " Príncipe Herdeiro " lideraria a expansão , ainda maior , mundo afora . A Odebrecht , virou a Geny da composição do Chico Buarque ; "joga pedra na Geny!" ; "joga bosta na Geny!" "maldita Geny !" . Agora , toda a corrupção no Brasil, "en Latino America" e na Africa é culpa "única e exclusiva" do Grupo Empresarial baiano.



Faço esta introdução , esclarecendo, preliminarmente , que não conheci o Patriarca , não conheço o "Sucessor" e nem o "Herdeiro". Nunca tive contato profissional/negocial com qualquer deles ou com a empresa .



A Odebrecht ,envolvida em mutretas ,em esquemas de corrupção tem que ser investigada e, comprovada a sua culpa,punida severamente . Existe um consenso generalizado quanto a necessidade urgente de moralizarmos o mundo empresarial e político brasileiro . As relações promiscuas,entre os homens públicos e  empresários, tem que ser esclarecidas e eliminadas  . Há que erigirmos mecanismos de controles , realmente eficientes , para tal . Os infindáveis casos de malversação de recursos públicos mostram que as diversas Controladorias / Auditorias Gerais, Tribunais de Contas (Estaduais, Municipais e da União) são ,em última análise , órgãos caros e ,no mínimo, totalmente ineficazes . 



Há , no entanto , um outro lado da questão que tem sido pouco observado , comentado e discutido . Refiro - me a massa critica de conhecimento /  tecnologia na área da Engenharia Pesada que foi desenvolvida no Brasil nos últimos setenta anos . Partindo praticamente do zero , situamo - nos , nos dias atuais , no topo das maiores e melhores empreiteiras do Mundo . Odebrecht , OAS ,Camargo Correa, Andrade Gutierrez, Queirós Galvão e diversas outras tem competência técnica e gerencial para atuar em qualquer país . Várias se habilitaram e conseguiram tocar obras não só na América Latina e África , mas também em centros mais desenvolvidos na Ásia , Europa e Estados Unidos . Por outro lado , diversas empreiteiras asiáticas, europeias e americanas tentaram , sem exito , se estabelecer aqui . Não por que exista alguma lei de reserva de mercado para as nacionais , mas por não conseguirem , à baixo custo , superar as empresas brasileiras . 



Cobremos as multas , apliquemos as sanções legais pertinentes . Que os maiorais delas e os Sergio Cabral, Eduardo Cunha e vários ,AINDA , em liberdade paguem por seus crimes com prisão e perdas de patrimônio. Nada contra! Tudo à favor!! 



Mas..... todo cuidado é pouco quando se fala em cooperação internacional . Vemos uma orquestração bem afinada , bem ensaiada para detonar as nossas construtoras . As mega empreiteiras européias , asiáticas e americanas não vem a hora de , limpa a área , por aqui baixarem.



Temos que ter claro que o combate a corrupção , o ajuste fiscal não podem ser " cortinas de fumaça " para a desnacionalização de um setor que desfrutamos uma reconhecida liderança internacional .



Até a próxima