Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
COLUNA

Top Pipoca com Pedroka

Pedro Martinez

Keepers: abusos e assassinato...

Uma denúncia

06 junho 2017 - 11h42

A Netflix anda investindo também em documentários originais, além de filmes e seriados. Especificamente os docs de investigação.



Neste estilo já lançaram Amanda Knox e Making a Murderer.



Mas hoje eu vou falar de The Keepers, que estreou no dia 19 de Maio, com 8 episódios.



E já começo avisando: se você assistiu Spotlight e se chocou com as histórias dos padres pedófilos de Boston, nesse vai querer chutar o balde de vez e verá que o poder da Igreja faz de tudo pra manter sua imagem.



The Keepers, nos primeiros 3 episódios, foca a história de Cathy Cesnik, uma freira professora do colégio católico feminino Seton Keough em Baltimore, desaparecida e encontrada morta dois meses depois em 1969. Aparentemente Cathy pretendia escancarar segredos de algumas alunas e por isso foi "silenciada". Seu carro fora encontrado estacionado próximo ao seu apartamento, sujo de lama e com metade da traseira na rua em um bairro extremamente pacífico e sem índices de homicídios, circunstâncias bastante estranhas.



Como o crime nunca foi solucionado, duas senhoras, Abbie e Gemma, ex-alunas aposentadas de Cathy, decidiram investigar por conta própria o ocorrido, convictas em solucionar o caso. Mas a medida que esmiuçavam informações do assassinato descobriram crimes bem mais hediodos e horrendos, os quais provavelmente Cathy tinha conhecimento.



Nos episódios que se seguem conhecemos Padre Maskell, que em 1990, depois de denúncias anônimas de "Jane Doe", soube-se que abusava sexualmente das meninas do colégio. Após essa primeira revelação, surgiram mais de 100 outras histórias parecidas.



Entendam: Baltimore é uma cidade fervorosamente católica e isso deixa tudo bem mais complicado. Policiais, médicos, políticos e outros padres também estavam envolvidos, e assim fizeram de tudo para abafar o caso. Uma rede de criminosos dispostos a tudo.



Os closes em fotos preto e branco nas fotos dos verdadeiros envolvidos deixa tudo mais macabro ainda.



The Keepers denuncia a dor nua e crua de sobreviventes que ficaram calados por anos sem ter pra quem pedir ajuda.



5 pipocas!