Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
COLUNA

Tiro Livre

Vinícius Squinelo

Na cadeia, Lula poderá ser candidato só aos 92 anos; é o fim ou há saída?

Sem seu principal nome, o PT pode espernear o quanto for, mas deve seguir um caminho de ocaso político

09 abril 2018 - 08h50

(foto de capa: Paulo Whitaker/Reuters)

A cena mais emblemática da Nova República, a prisão do ex-presidente Lula levará décadas para ser avaliada, um trabalho que vale para os historiadores de hoje e do futuro. Porém, de imediato ficam os efeitos políticos, uma avalanche que pode enterrar não só a carreira do político mais conhecido do País, como  levar  junto todo um partido.

Na prática, hoje – levando em conta a atual jurisprudência da Ficha Limpa – Lula só poderia ser candidato daqui a 20 anos, ou seja, quando estiver com 92 anos. A não ser que seja um fenômeno de físico humano, é sábio reconhecer que é o fim da extensa carreira política do ex-presidente.

Hoje aos 72 anos, Lula tem, na teoria, que cumprir uma pena de 12 anos de  prisão, em regime fechado ou  não, já que pode pedir domiciliar em pouco tempo. Após esse prazo, ainda começaria a contar os oito anos de ilegibilidade prevista na condenação. Logo, 20 anos para voltar a ser candidato. Mas há saída?

Já nesta quarta-feira o Supremo Tribunal Federal pode reavaliar a prisão após segunda instância. É previsto um entendimento para que só possa ser preso quem perdeu todos os recursos na 3ª instância, ou seja, no Superior Tribunal de Justiça. Se realmente mudar o entendimento, Lula se livra, pelo menos por mais um período, da cana.  Mas ainda deve ficar preso nas correntes da Ficha Limpa.

De um jeito ou de outro, o futuro promete um País com Lula fora das eleições, quaisquer que sejam. Sem seu principal nome, o PT pode espernear o quanto for, mas deve seguir um caminho, pelo menos nos próximos anos, de ocaso político.

De todo esse quadro  vale a ressalva da velocidade de julgamento em todo o processo de Lula, enquanto outros, como de Romero Jucá (PM DB-RR), ficam anos para serem avaliados. No caso de Jucá, 14, e foi arquivado. Mas isso é tema para outro artigo...

Quer enviar críticas, xingamentos ou boas ideias: mande para o e-mail vinisquinelo@gmail.com