Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
COLUNA

Reflexões

Marcelo A. Reis

O Brasil perdeu a corrida da História?

24 julho 2018 - 13h46

Caro leitor;

 

Creio que sim. Perdemos o "Bonde da História"!

Recebo, via Internet, um desses vídeos sobre inovações tecnológicas. A toda hora surgem novidades. A que refiro-me fala de robôs, robóticas e afins. Foca em automação e nas suas consequências. A automação do Porto de Los Angeles, o maior dos E.U.A. em movimentação de containers, acarretou a dispensa de 16000 funcionários e uma enorme aceleração no tempo  e na redução de custo.

A Amazon ao empregar setenta e Cinco mil robôs para gerenciarem a seleção, classificação e despacho de mercadorias o fez para a redução de custos e mais eficiência. São inúmeros casos, desde a construção de uma casa, através de uma impressora de 3D, em 24 Horas. Vou repetir 24 Horas!  Espantado? Tem mais! Por um custo de cerca de quatro mil Dólares! Algo como Quatorze Mil e Quinhentos Reais. Considerando - se a carência habitacional em nível mundial é algo promissor. Há um   outro segmento em que são mostrados caminhões viajando , da Costa do Pacífico atá a costa Atlântica dos E.U.A. , uns 4000 Quilômetros, SEM motoristas . Melhor dizendo pilotados por robôs! 

E assim está em todo o mundo. Não só nos E.U.A. , mas em toda a Europa Ocidental, na Russia e nos países centrais , China , Coréia , Japão .

Assusta - me o domínio que tem da tecnologia. Lembro - me do Jean Jacques Servan Schereiber , na década de 60 , com o seu "Desafio Americano", dizer que o "mundo futuro seria não o do saber como "Know How") mas o do saber porque ("Know Why")" . Repito ;Seria (é) o do domínio da tecnologia.

E nós? 

Estamos cada vez mais para trás.

A Educação Pública é péssima! A Privada é "menos péssima "!!

Enquanto o país era/é saqueado pelos Mandarinato Brasiliense e os seus Delegados Estaduais e Municipais

Enquanto os nossos (des) governos preocuparam - se / preocupam - se em garantirem as suas roubalheiras , estamos cada vez formando menos e piores profissionais . Os que "por obra e graça do Espírito Santo" saem melhor vão para o exterior .

Estamos fadados a sermos servos , escravos , dentro do nosso próprio território.

Somos o "País do Futuro" que que passou SEM não chegado!

Até a próxima