Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
COLUNA

Reflexões

Marcelo A. Reis

O Marechal Costa e Silva, o Vice Pedro Aleixo e o Guarda da esquina

Rigor não significa prepotência,arbítrio e grosseria, muito pelo contrário

20 junho 2018 - 09h11

Caro leitor ;

Em 1968 na assinatura do Ato Institucional nº 5, o Vice Presidente Pedro Aleixo,um Liberal , resistia em assinar o texto. Violava - lhe os valores. Costa e Silva pergunta - lhe , amistosa e incisivamente ; "Dr. Pedro o senhor não confia no seu Presidente?". Este responde : "Em V. Excia confio, mas temo pelos poderes que o senhor está concedendo ao guarda da esquina."

Sabias palavras!! Vivemos a "Ditadura do Mandarinato" que se transmite pela cadeia administrativa. Gilmar Mendes, então, faz o que quer, como quer e quando quer . Há muito cunhei a expressão "Ditadura do Guichê". Nada mais revoltante que chegar a uma "Repartição Pública" e dar de cara com cartazes de "advertência" sobre "desacatar o funcionário" , "desrespeitar o funcionário" e nada sobre a incontinência , ou a desídia do mesmo.Assim vivemos . O Poder serve se do cidadão e não ao cidadão.Relato um incidente ocorrido comigo, em uma agradável, charmosa e aconchegante cidade do nosso interior. Faço não como protesto ou cobrança. Tal o farei pelos canais administrativos na forma da lei,mas como um alerta ,um fraterno alerta, à todos que aqui vivemos e aos Prefeitos em especial.

Estacionei em uma vaga de "Carga e Descarga",ao lado do Mercado Municipal,com o pisca alerta ligado e fiquei em pé ao lado do carro aguardando o comerciante que traria os "produtos da Roça"que levaria para filhos, parentes e ,que sempre encomendam. Sou chamado a atenção, de forma ríspida, por um Guarda Municipal que, de dentro da viatura, diz que era privativa de carga e descarga . Explico que era o que estava fazendo. Estaciona a viatura e , acompanhado por mais três colegas de farda, vem ao meu encontro e solicita - me a Nota Fiscal . Respondo que virá com os produtos, como posteriormente, alguns minutos após, vieram. Diz que"está errado, já tinha que estar aqui com Você". O comerciante, um tipo muito popular, chega com os produtos e diz que vai buscar o restante e que emitirá a citada "Nota". Peço - lhe fazer de imediato. Emitiu o documento. A "autoridade" deita falação. Diz que a nota tinha que ser emitida eletronicamente..... Peço que autue porque iria, como vou , recorrer. Não tinha o talonário oficial! Foi providenciado por um dos seus acompanhantes.Digo que gostaria de receber dele o mesmo tratamento formal que lhe dispensava . Diz não ser obrigado a chamar - me de senhor; que lhe mostre " onde está escrito que tenho que chamar Você de senhor" . Continuei a conceder - lhe senhoria e receber a não senhoria , mesmo tendo idade para ser pai dele e de qualquer um da Equipe.

Fui a mais alta autoridade de Trânsito do Estado, e da Cidade , do Rio de Janeiro . Multei e reboquei o carro oficial do Vice Governador e o particular do Governador por estacionamento irregular. Sou franca e entusiasticamente à favor de que tenha - se uma postura rígida em relação à infração . Nos E.U.A e na Europa , as autoridades exercem suas funções com rigor e firmeza e,ao mesmo tempo,com cavalheirismo e distinção.

Esta é a "chave" . Rigor não significa prepotência,arbítrio e grosseria, muito pelo contrário. Há que ter o agente firmeza , serenidade e tranquilidade.

É importante que uma cidade seja acolhedora e pacifica e não tenha a sua hospitalidade e carinho perturbado por aqueles,exatamente, que devem prover aos moradores e visitantes uma sensação de paz e de segurança.

Não citei os nomes,da cidade ou da "autoridade"porque não cabe , aqui , "fulanizar" o assunto. Tenho a generalizada sensação de que estão/são, isto sim, mal treinados e mal orientados .

Pensei e pergunto : fosse um PPP - Preto ,Pardo ou Pobre o que não teriam feito? Em que nível de arbitrariedade teriam chegado?

É hora de , aprendermos com eventuais falhas, corrigirmos o rumo e aprimorarmos a qualidade.

É hora dos Prefeitos determinarem uma correta orientação aos "Guardas da Esquina".

O Dr. Pedro Aleixo tinha razão!

Até a próxima