COLUNA

Top Pipoca com Pedroka

Pedro Martinez

O Perfume: aromas perigosos...

cheiros e fúria

16 JAN 2019 16h18min

A série da leva alemã no Netflix "O Perfume" vem para surpreender, coincidentemente com o lançamento de Bird Box, já que a produção apareceu no mesmo dia que o novo sucesso.

- Sobre o que é Pedroka?! Tem a ver com aquele filme antigo de mesmo nome?!

Calma, vou contar e explicar tudo.

Quando um crime brutal e cheio de fetiches ocorre com uma cantora alemã, encontrada sem as glândulas odoríferas (axilas e genitálias), os seus 5 amigos de infância voltam a se encontrar no velório,  após muitos anos, para prestar homenagens ao corpo mutilado.

Mas esse encontro será marcado por mais do que só uma reunião. Cada um deles se tornará suspeito para a polícia local que começa a investigar tudo, além de ligá-lo a outros casos não resolvidos durante a juventude desviada em um internato católico onde todos os suspeitos se conheceram e passaram a maior parte do tempo juntos.

E nisso tudo a série se mostra muito envolvente, embora num ritmo um tanto desacelerado para gerar mais especulações de quem pode ser o autor da barbárie.

Assim crimes idênticos continuam a acontecer e deixam um rastro à vista de certa obsessão pelo odor - que os jovens cultuavam desde a época do internato. Obsessão que também tinham pelo livro de Patrick Suskind, que era recheado dessas caracteiristicas peculiares como crime, cheiros e obsessão amorosa (história essa que virou filme "Perfume: A História de Um Assassino onde um serial killer mata para depois guardar o cheiro das mulheres).

Conforme vai se seguindo a investigação essas pistas vão levando os policiais a traçar uma trajetória que aponta sempre pra alguém desse "bando" completamente diferente em personalidade: um é dono de um bordel, o outro um pai de família abusivo com a esposa; essa esposa que sempre foi alvo de abusos por todos os homens do grupo; outro é perfumista e o último um amigo subestimado e rejeitado que carrega até o presente medos e inseguranças da infância.

São essas as diferenças de personalidades e elementos que sobressaem a cada qual suficiente para manter o suspense e drama ao longo de seis episódios de quase uma hora de duração.

A narrativa é dividida entre flashbacks de quando começaram a construir a relação e o presente que nos leva a querer revisitar o passado tão vazio de glórias deles todos. E em paralelo os conflitos dos investigadores se ligam com os dos suspeitos. As relações deles também foram forjadas em cima de abusos, sexo e crueldade.

Mais do que um simplório suspense criminal e busca por um psicopata, O Perfume lida com as relações humanas que insistem em tornar cíclica essa vontade de querer ser amado a qualquer custo. A química também depende do cheiro.

A peça inteira acaba por fim sendo um conjunto harmonioso de sons, cheiros e fúria.

5 pipocas!

Disponível na Netflix.

Deixe seu Comentário

Leia Também