Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
COLUNA

Reflexões

Marcelo A. Reis

O Rodrigo, o General Heleno, o Tabagismo e a Intervenção

Não há que se entregar um "cheque em branco" aos militares

06 março 2018 - 13h20

Caro leitor ;

Ligo a TV , semana Passada , e no "Roda Viva" - Cultura, discutia - se a Intervenção Federal , meia sola, pois restrita à área da Segurança. Repito ; é a meia virgem ; é a meia grávida . Hoje o Marcola do PCC , o Fernandinho Beira Mar , o Sergio Cabral, o Picciani seguem comandando os seus seguidores , desde as Penitenciárias . Programa excelente , da condução aos debatedores . Sobressaiu - se de maneira brilhante o Rodrigo Pimentel , ex Capitão P.M. do BOPE. Sereno ,ponderado , equilibrado e com amplo conhecimento PRÁTICO  do assunto. Vivência! Faço a observação devido ao excesso de "especialistas" nas diversas emissoras .Assusta - me . Vários, percebe - se, nunca entraram em uma comunidade . Conheço, na cidade do Rio de Janeiro, praticamente todas elas e NÃO considero - me como tal . Especialista mesmo é a moça com quem conversava outro dia. Nascida e criada na Rocinha e no Fallet/Fogueteiro , em Santa Teresa , dizia que " a única SOLUÇÃO eram os CIEPS ; agora podem fazer o diabo que não tem jeito" . Discorreu longamente sobre como era e como ela ,que ali estudou,se qualificou para avançar na vida. Discordo parcialmente. Acho que ainda pode ter solução . Reconheço que com custos financeiros , políticos e sociais muito maiores. A Imprensa , em geral, enfoca no confronto . É a invasão ;o arraso .É o matar "crioulo" . Há poucos dias falavam e discorriam sobre os atiradores de elite ,carregavam na expressão estrangeira "sniper" como se ali estivesse a panaceia  dos sete males . No artigo anterior dizia que a visão,o enfoque do Exército é o da Libertação de uma população soterrada pelo o Crime . São locais em que o PODER PARALELO É O ESTADO . O Poder real é o do Crime. A questão de usar os meios adequados é fundamental ,mas há que ter serenidade para emprega - los de uma forma equilibrada  e articulada.

Não há que se entregar um "cheque em branco" aos militares,e nem eles o querem , mas há que estabelecer - se  as  

"Regras de Engajamento" . Não podemos ficar no Festival Oba - Oba que aí está . Instituições que viviam caladas ou,até mesmo, cooptadas com o Tráfico e as Milicias ,agora ,em  buzinaço, dizem que vão fazer e acontecer ; acompanhar , supervisionar e mais mil e uma coisas em cima da ação dos militares . Alegam medo de excessos do Exército , mas sempre se calaram com a marginalidade. Todos , OAB , a Magistratura, o MP , os políticos de TODOS os partidos, assistiram passivamente a destruição ética e material das Polícias.... Pesquisemos nos arquivos da Grande Imprensa e veremos figuras públicas de destaque defendendo a ação de milicianos e dando proteção ao tráfico........ Pesquisemos os mapas de votação........

O General Heleno , com a sua postura tranquila e muito firme , no "Canal Livre" - Band, discorre com precisão o trabalho desenvolvido no Haiti e as lições , o aprendizado dali decorrentes . Não se pode imaginar uma ação de tal magnitude sem o engajamento comunitário . A população , repito, ali subjugada, tem que sentir - se protegida e ter como exemplos líderes de reputação inatacável . Não é o caso . Desde o temer,e os seus mais próximos colaboradores,passando pela malta que infesta a política fluminense é uma generalizada pilantragem e uma absoluta impunidade . Compra se a blindagem presidencial COM recursos públicos!! E nada!!!. 

E o que tem o tabagismo a haver? 

Lembrei - me que a redução dos níveis só aconteceu porque a população acreditou e engajou - se . Tornou o tabagismo algo socialmente inaceitável .Fiz o paralelo porque o Rodrigo Pimentel mostrou que o roubo de carga é mais lucrativo que o tráfico de drogas . Disse , eu desconhecia , que o Comando Vermelho está migrando para as cargas . E agregou que , em caso de prisão , as penas são mais leves.... Famoso fator custo/benefício .

As pessoas mais próximas do temer são de um conceito ético/moral abaixo de zero,o último governador, diversos parlamentares de destaque,secretários de estado e outros mais estão presos,o atual governador não tem mais nenhuma credibilidade .

Como dizer,e convencer a população,a não comprar produtos de saques , furtos e roubos ? 

Já diziam o meu saudoso pai e o querido Tio Flávio Américo "milicões" da antiga que "se as palavras convencem os exemplos arrastam" .

Até a próxima