COLUNA

Pelos Cotovelos

Redação TopMídiaNews

Para homenagear mulheres, políticos apostam de árvore à mensagem ao vivo no Facebook

Vários políticos capitalizaram a data comemorativa para divulgar ações do mandato

9 MAR 2018 Diana Christie e Vinícius Squinelo 00h00min

Foto: Victor Chileno/ALMS

As homenagens para o Dia Internacional da Mulher ressaltaram, ainda mais, a falta de representatividade das mulheres na política. Na Câmara Municipal, apenas Cida Amaral (Podemos) e Dharleng Campos (PP) compõem a bancada feminina. Na Assembleia, Grazielle Resende (PR), Antonieta Amorim (MDB) e Mara Caseiro (PSDB) fazem frente à 26 deputados, enquanto Simone Tebet (MDB) e Tereza Cristina (DEM) representam, sozinhas, as mulheres na bancada federal.

Matemática

Quem faz o cálculo é a vereadora Cida Amaral. “As mulheres, atualmente, ocupam menos de 10% dos cargos públicos, enquanto são mais de 51% da população votante. É claro que a conta não bate: somos maioria dos eleitores e minoria de agentes políticos. Precisamos de paridade na política. Temos valorosas mulheres que podem abrilhantar o campo político com dinamismo, inovação e muita força de luta”, destacou.

Vale tudo

Vários políticos capitalizaram a data comemorativa para divulgar ações do mandato. O deputado Paulo Siufi (MDB) divulgou um vídeo com projetos de lei que fortalecem e protegem as mulheres; já Fábio Trad (PSD) comemorou aprovação de pauta prioritária de criminalização da violência contra a mulher. Na Assembleia Legislativa, Junior Mochi (MDB) plantou um ipê-rosa em homenagem às mulheres (foto).

Conectado

O assunto ressoou também entre os vereadores, apesar do escarcéu envolvendo o policial federal André Salineiro (PSDB), Betinho Santana (PRB) mandou uma mensagem especial ao vivo, através das redes sociais, com aquele abraço especial para a mãe, esposa e até a sogra! Com direito a mensagem bíblica e tudo.

Água abaixo

E falando em Salineiro, o discurso dele sugerindo ‘descer o cacete’ em manifestantes, em alusão a protesto na BR-163, repercutiu muito além da comunidade indígena, queimando uma possível candidatura dele à Câmara Federal. Também pegou mal entre o tucanato, que já não é bem recebido entre os movimentos sociais por representar a classe rural e causou mal-estar entre os companheiros de partido.

Baixinho

Ainda na sessão de ontem, o vereador Papy (SD) também teve seus momentos de fama. Durante discurso no plenário, muitos aproveitaram para brincar que ele estava usando banquinho para falar na tribuna. O delegado Wellington (PSDB), em aparte, teria dito: "vossa excelência está um gigante nesta tribuna".

* Matéria alterada às 10h13 para correção de informações.

Deixe seu Comentário

Leia Também