Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
COLUNA

Top Pipoca com Pedroka

Pedro Martinez

Projeto Flórida: a realidade é bem complicada...

Bobeou, dançou...

22 janeiro 2018 - 14h42

A segunda-feira tá linda hoje pra um filminho né gente?

Bora pra dica!

The Florida Project, ou Projeto Flórida, foi exibido no 19° Festival do Rio em outubro do ano passado.

A história se passa no subúrbio de Orlando, na Flórida, nos hotéis baratos de beira de estrada de Orlando. Nesse contexto conhecemos Moone (Brooklynn Prince) uma garotinha de seis anos que vive uma rotina de magias bem louconas com as outras crianças do lugar: seja cuspindo nos carros estacionados, invadindo casas abandonas, esmolando moedas pra comprar sorvete ou só vagando pelas ruas próximas mesmo.

Mas não é só de alegrias que se vive ali. Veremos situações bem difíceis a beira da magia da Disney. São familias inteiras morando em quartos pequenos, confinados, por apenas R$ 35 dólares, o que pras familias já é uma fortuna.

Dentre essas pessoas, temos Halley (Bria Vinaite), mãe de Moone, jovem que é o retrato de uma adolescência perdida pra maternidade e uma vida adulta completamente sem recursos. Sem emprego, ela se sustenta com bicos, pequenos golpes e a ajuda de amigos. Mas é claro, apesar de imatura e "porra louca", é amorosa e quer sim o bem da filha, mesmo não sabendo muito bem o que fazer pra cuidar de si mesma, quem dirá da filha.

Nesse enredo também conhecemos Bobby (Willem Defoe), o gerente do hotel que, apesar dos muitos afazeres, é o único que aguenta pacientemente as zoeiras das crianças e a reclamação constante dos hóspedes. E ele realmente se preocupa com o bem estar de todos, apesar de não ser o cara mais feliz da terra, o que você verá: também têm seus dramas na vida.

O diretor dessa fantástica realidade crua é Sean Baker, conhecido por Tangerine de 2015, filme todo filmado e produzido com um iPhone 6. Em Projeto Flórida também trabalha com pouquíssimo orçamento mas muita originalidade. A fotografia é tradicional e bem próxima; com um clima de amadorismo e marginalidade no bom sentido, claro.

Mas não é só isso. O diretor consegue nos aproximar dos personagens como se quisesse nos botar no lugar deles. Nunca julgamos eles, mas os observamos e até os queremos proteger. Buscamos com eles pequenas alegrias, numa viagem com quase nenhuma perspectiva positiva.

As brincadeiras das crianças são como um escape, para aquele lugar tão precário, mas ao mesmo tempo tão bonito, com motéis, lojas de presentes e construções abandonadas como com uma imponência das atrações de um parque temático.

Baker usa situações aparentemente banais para criar uma complexidade diferente e interessante aproveitando ao máximo os personagens e a paisagem. Provando que se ele fez maravilhas com um iPhone, imagina o que pode fazer numa superprodução.

Chamo a atenção de vocês pras atuações de Willem Defoe, que é contida mas muito profunda e imersa; Bria Vinaite que incorporou muito bem todas as camadas de sua complicada personagem e, principalmente, Brooklynn Price que mesmo na sua pouca idade já se mostrou magnífica dominando o filme como uma veterana.

The Florida Project é um filme humano e bastante sensível, com momentos divertidíssimos e outros de partir o coração. Se você quer se emocionar essa é a melhor opção.

5 pipocas!