Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
COLUNA

Top Play

Fernando Fenero

Testamos FIFA19 - Conheça as Novidades!

Demo trás novidades, e muda bastante o cenário competitivo do game

14 setembro 2018 - 09h30

FIFA19 foi testado por vários criadores de conteúdo que divergem bastante de opinião, mas sempre caindo no radicalismo entre “melhor FIFA” e “o jogo ficou horrível”, a proposta da coluna é então só focar nas mudanças e buscar ser o menos tendencioso possível. A demo do jogo foi liberada ontem no dia 13 de Setembro, o que limita bastante os testes mas ainda sim dá pra ter algum gostinho do que vai vir.

 

Com relação a modos de jogos, agora você pode ter partidas no estilo UFC, sem faltas, cartões e impedimentos. Os amistosos ficaram mais interessantes, com opções como gols com valor dobrado quando feitos fora da área, e expulsão do jogador que faz o gol, mas nada disso ficou disponível na demo.

Então temos as novidades táticas, o posicionamento dos times é agora muito mais dinâmico e importante, faz diferença para que as linhas se movimentem sem a bola no ataque e na defesa. Vai ser complicado jogar em alto nível sem essa noção de futebol, mesmo que no videogame as maluquices como jogar com quatro atacantes ainda não resultem em tragédias futebolísticas.

Basicamente você pode postar teu time dentro de um padrão tático, e ainda modificar ele rapidamente durante a partida, aproximando jogadores entre si para o passe, ou criando situações de contra ataque. Não seria novidade se não fosse tudo ao mesmo tempo, ou seja: posso montar um esquema como Guardiola no Manchester City, defensivo no posicionamento mas que sobe bem ao ataque quando tem a bola.

Em campo, a troca de jogadores fica mais dinâmica com uma nova possibilidade de troca entre jogadores. Na prática, faz a marcação ficar muito mais eficiente, mas nas mãos de um jogador descuidado pode criar avenidas para serem exploradas.

Apesar das críticas dos “youtubers”, os modos de chute não mudaram tanto assim, e na prática você não precisa reaprender a chutar para o gol. É preciso uma recalibragem, mas a mudança mesmo é no antigo “driven shot” que não funciona mais.

O campo sofreu um upgrade bem interessante, e o gramado está mais bonito. As torcidas são mais participativas, rolando alguns closes e comemoração de torcedores, algo que estavam devendo a pelo menos uma década.

As opções de times da Demo são ótimas, PSG, Real Madrid, os times de Manchester, a Juventus de Cristiano Ronaldo, Tottenham, Borussia Dorthmund, Bayern de Munique e Roma, se não fosse pela limitação de tempo, era praticamente desnecessário comprar o jogo completo (boa parte dos jogadores ficam nos amistosos contra amigos usando esses times).

Visualmente temos um progresso razoável, mas nada que realmente encha os olhos, e os overall’s dos jogadores foram pouco mexidos, provavelmente para deixar o modo Ultimate Team mais interessante para a EA.

Com essas mudanças, a EA oferece FIFA19 pela média de 250 reais em sua versão mais popular, e até 350 nas versões mais completas, que basicamente turbinam o Fifa Ultimate Team sem grandes novidades. Acho ainda difícil convencer os donos de FIFA18 a migrarem de imediato, o jogo não tem tanta novidade assim, mas pra quem joga as versões anteriores, pode se agradar mais com as novidades.