Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
COLUNA

Top Pipoca com Pedroka

Pedro Martinez

The Man Who Kill Don Quixote: alegoria...

Real ou ficção?

12 fevereiro 2019 - 08h39

Para quem não conhece a produção, te digo que essa foi uma das mais conturbadas produções do cinema dos últimos tempos. O diretor Terry Gilliam batalhou durante décadas contra percausos de produção, orçamento e até interferências da natureza que destruiram o set das filmagens. Por isso, claro, ela nasceu repleta de expectativas.

Na história vemos Toby (Adam Driver) fazendo seu próprio filme sobre Quixote quando descobre um antigo DVD da época de faculdade, onde juntou atores amadores e produziu uma versão do mesmo clássico. Nesses dias atuais ele acaba então obcecado por encontrar esse elenco que também sofreu consequências  das mesmas obsessões que ele.

Em meio a isso existem citações metafóricas á vários conceitos do cinema: um diretor gênio porém excêntrico; o manda chuva de um estúdio que dá permissão pra tudo contanto que lucre e por aí vai. Mas há um contraponto interessante nisso tudo. Toby, quando inexperiente, fez o filme para se conectar com as pessoas; era um sonho que o deixou feliz e grato ao grupo que sonhou junto. Mas agora, no presente, e um pouco mais experiente, ele é mimado no set e têm uma relação fria com os atores, sendo assim mais algo profissional do que profundo. Ou seja, é legal ter sucesso e ser reconhecido mas, às vezes, junto de tudo isso também vem junto uma fama que pode nos corromper.

Outro contraponto explorado é a história do próprio Dom Quixote. Javier (Jonathan Pryce), que atuou no antigo filme de Toby, agora acredita ser DE FATO o personagem, e define sua própria jornada com um fardo. Ele busca realmente bater de frente com os moinhos e teme a chegada dos tais gigantes. Ele acha que essa é sua verdadeira missão em vida e ninguém mais pode tentar concluí-la. Assim, quando Toby vê que fez o velho perder a razão, enfia na cabeça que só ele pode salvá-lo.

Em todo esse desenrolar o filme navega por um questionamento: o que é real e o que é ficção? Mergulhado nessa idealização de Dom Quixote, Toby já não sabe mais se o que vê existe de verdade ou não. Na sua cabeça aparecem, do nada, mais personagens e vilões, e desse jeito ele se torna uma versão de Dom Quixote.

The Man Who Kill Don Quixote, acima de tudo, nos fala sobre erros e como é fácil viver assombrado por eles.

5 pipocas!

Disponível para download via torrent no Lime Torrents.