Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
COLUNA

Reflexões

Marcelo A. Reis

Três alegrias, a convergência e a vaca indo para o brejo

Um país de gente trabalhadora que vem sendo (des) governado pela corrupção e pela mentira!

31 outubro 2017 - 10h48

Caro leitor ; 

Ligo a TV e tenho uma sensação mista ;  revejo o Roberto D'Ávila entrevistar o Físico Luiz Davidovich ,sinto conforto em ver que temos pessoas com a qualificação do entrevistado. De uma forma simples e inteligível mostra o quanto avançamos na área cientifica. Relata fatos animadores,como os estudos e os resultados obtidos Dra. Joanna Doberheiner, e que estão no cerne da Revolução Agrícola Brasileira . Mostra que Ciência não é despesa, mas investimento .Os trabalhos da Dra. Joana , na Universidade Rural do Rio de Janeiro ,permitem - nos ,nos dias atuais, uma economia da ordem de 15 BILHÕES de Reais/Ano. Repito 15 BILHÕES de Reais/Ano ! O reverso da medalha é o quão rapidamente estamos regredindo por não termos uma Política Cientifica clara e precisa . Estamos desperdiçando em não massificarmos a Educação Pública de Qualidade . Marcou - me uma sua afirmação : " Os gênios não escolhem o lugar para nascer !" . Fora todos os aspectos humanitários , sublinha o fato que podemos estar perdendo alguns "Einsteins" no morticínio generalizado que estamos vivendo.Relata os conhecidos exemplos da Finlândia , Irlanda , Islândia e Coréia do Sul que estamos fartos por de aqui citar . Mudo o canal e lá está uma das nossas anônimas heroínas . A Professora Elisângela Suruí,de Cacoal Rondônia, recebendo um Prêmio Educacional pela criação/desenvolvimento de um método de melhor comunicação / articulação do idioma português e das línguas indígenas das crianças das escolas multiétnicas daquela cidade . Como sempre tudo passa pela Educação . Passa pelo Professorado . Vejo a Elisângela e lembro - me , lá no Rio de Janeiro , quando Secretário de Integração, as diversas Elisângelas que se chamam Nazareth Vasconcellos , Fernanda Matias Alves , Eloísa Machado , Marta , Marisa , Katia Cislaghi, Leila Abranches . São muitas! Sempre deram e dão um restinho de esperança . Heroínas ,na ativa e aposentadas, desrespeitadas ,passando necessidades, literalmente "assassinadas" pelos Cabral /Pezão ,os próprios ,ou tenham o nome que for. Temer, Lula, Renan , Jucá , Barbalho , Aécio , Dirceu ,Lobão ,Padilha , Moreira "Angorá" Franco e outros menores ,como o Deputado Marun ,porta voz do "temer" e do Eduardo Cunha!

À estas acrescento uma , por incrível que pareça, ocorrida no triste espetáculo da Câmara blindando ao "prisidenti" e aos 
seus cupinchas. Três parlamentares do R.J., com histórias e partidos diversos, nos quais nunca votei , embora até o pudesse ter feito pois são pessoas de bem, mas que por afinidades pessoais nos tornamos próximos . Arolde de Oliveira , Luiz Carlos Ramos (" do chapéu") e Laura Carneiro .

Assediados , pressionados pelas moedas governamentais, souberam resistir e não curvaram - se às promessas  e favores dos Poderosos . Ficaram com as suas consciências e com a visão dos brasileiros que pagam a conta da roubalheira ......

Muito tenho escrito e , consequentemente , muitas comunicações recebo . É um arco que vai da esquerda ao extremo oposto . Chamam a atenção as convergências. Todos querem uma maior seriedade , honestidade e seriedade no trato da coisa pública . NÃO aceitam , não aguentam mais a Guerra de Quadrilhas que vivemos há 500 anos e que exacerbou - se nos tempos recentes .

Repetitivamente volto a propor que , em um Pacto de La Moncloa "tupiniquim" (*) ,TODAS as forças políticas estabeleçam um Programa mínimo para um Governo de União Nacional que nos conduziria até as eleições de 2018 . 

Nenhum país se projeta e avança  estruturado sobre a corrupção e a mentira ! 

É o que somos  . Um país de gente trabalhadora que vem sendo (des) governado pela corrupção e pela mentira!

"A vaca está indo para o brejo" e se as pessoas de bem, as pessoas dignas não forem mais audaciosas do que os canalhas , não teremos salvação!
Até a próxima 

(*) pacto firmado por todas as forças na Espanha e que possibilitou a passagem para a democracia após a ditadura de Franco )