Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
COLUNA

Top Play

Fernando Fenero

USB: conheça todos os tipos

Conheça todos os tipos de USB, e não se confunda mais!

01 março 2018 - 06h07

A ideia original do USB era padronizar os cabos usados na informática em geral, seu nome já indica isso (Universal Serial Bus), e realmente facilita muito nossa vida esse tipo de "padrão". 
Para quem é novo e não sabe, antigamente um computador era montado com muito mais cuidado, por vezes teclado e mouse não eram fáceis de se encontrar, ou ainda exigiam tipos diferentes de adaptadores para seus conectores. Nos celulares o problema era ainda maior, quem tinha um Motorola não podia carregar um Motorola, um Samsung não tinha o mesmo padrão de um LG, e haviam casos como os Sony Ericson que eram excelentes aparelhos (principalmente nas questões de mídia) mas eram terríveis no carregamento e cabos de dados.


Mesmo assim, a tecnologia avança constantemente, o que faz os padrões USB evoluírem bastante durante esse curto espaço de tempo, tudo em nome de melhores experiências para o usuário e melhor transmissão de dados e de energia, e essas mudanças criaram alguma confusão na cabeça dos usuários, confusão essa que vamos resolver nessa coluna. Vamos ao pequeno e resumido guia de USB's do mercado:

 

USB Tipo A
Mais famoso e popular, retangular e com dois pequenos furos em um dos lados. Continua sendo padrão ativo, a maioria dos aparelhos possui uma entrada do tipo, de TV's até automóveis, uma vez que ele é a ponta mais universal, podendo variar muito o outro lado do cabo. Uma dica interessante para seu uso, é que o lado dos furinhos é sempre para cima nos aparelhos. Pronto, você não precisa mais sofrer para conectar um pendrive no computador ou televisão!

 

Tipo B
Menos popular que o tipo A, usado mais em impressoras, scanners e HD's externos. Qualquer impressora hoje em dia já sai com conexões wireless (sem fio) mas têm quem prefira ainda sim conectar via cabo, e para isso fique atento: as fabricantes não colocam mais um cabo na caixa das impressoras. Se for comprar uma impressora ou multifuncional nova e quiser manter ela no cabo, aproveite e compre já o cabo na loja.

 

Mini USB

Foi um dos primeiros padrões de carregamento de celulares, adotado primeiro pela Motorola em seu famoso e ótimo V3, também foi adotado pela Sony no Playstation 3 sendo o cabo carregador do Dual Shock 3. Hoje em dia poucos aparelhos usam a entrada, mas ainda é fácil achar o cabo e seus carregadores.

 

Micro USB
Padrão mais popular da atualidade, mais de 90% do mercado de smartphones usam ele, e quase sempre numa voltagem que varia de 3.7 volts até 5.0 volts. Você pode usar qualquer carregador desse tipo para dar carga em seu celular ou tablete, só fique atento na informação de voltagem. Se ela é igual ao do seu carregador original, não haverá problemas, se for maior, existe chance de danos ao seu aparelho. 

 

USB 3.0
Formato pouco popular, usado principalmente em transmissão de arquivos em alta velocidade, e por isso mesmo é quase sempre usado em HD’s externos.

 

USB Type-C
O tipo C equipa notebooks e smartphones novos, tem a grande vantagem de não ter lado certo de conectar, basta colocar no aparelho para carregar ou transmitir dados. Provavelmente o resto do mercado vai se adaptar ao novo padrão, que deve durar pelos próximos anos.


Dúvidas sobre o tema? Comente aqui ou no Facebook!