Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
CAMARA MUNICIPAL MARÇO 2024
Economia

Conta de energia: em fevereiro bandeira seguirá verde para consumidores

O sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica

29 janeiro 2018 - 15h18Por Agepan

A bandeira tarifária de energia para o mês de fevereiro permanecerá verde, sem custo extra na conta para os consumidores. Conforme divulgou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o acionamento desta bandeira indica a manutenção das condições favoráveis de geração hidrelétrica no Sistema Interligado Nacional

A Aneel e a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan), conveniada para fiscalizar os serviços de energia em Mato Grosso do Sul, alertam que apesar da bandeira verde é importante que os consumidores mantenham o uso consciente e ações de combate ao desperdício.

Bandeiras

O sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O funcionamento das bandeiras tarifárias é simples: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.

Dicas de economia

Mesmo com a bandeira sinalizando a cor verde, é importante o consumidor não desperdiçar energia. Confira algumas dicas

- Só utilize eletrodomésticos com o selo Procel de economia.
- Tome banhos mais curtos e, no verão, utilize a opção morno ou frio.
- Limpe regularmente o filtro do ar condicionado e só ligue o aparelho com o ambiente fechado.
- Nada de abrir a geladeira para pensar. Decida antes o que vai pegar e mantenha a borracha de vedação em boas condições.
- Clique aqui para outras dicas de como utilizar a energia de forma racional