Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
NOTA PREMIADA
Economia

Mato Grosso do Sul adere plano para ampliar exportação para outros países

O objetivo é estimular as exportações não apenas das indústrias, mas diversificar a gama produtiva do Estado

14 dezembro 2017 - 17h00Por Dany Nascimento e Airton Raes

O Plano Estadual da Cultura da Exportação foi lançado na manhã desta quinta-feira (14), na Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), e segue o modelo do plano nacional de exportação com objetivo estimular as exportações não apenas das indústrias, mas diversificar o leque produtivo em Mato Grosso do Sul.

O representante do Ministério da Indústria, Comércio e Exterior, Vitor Mavet ,destaca que Mato Grosso do Sul era um dos últimos estados que faltavam para aderir o plano. “O plano é muito importante, agora estamos informatizados e isso ajuda na união de todos os estados e as empresas a exportarem. Mato Grosso do Sul era um dos últimos estados que faltavam oficializar o plano estadual para aderir o plano nacional, que existe desde 2015”.

Ele acredita que o plano deve evitar futuras crises. “Nesse período de crise, observamos que as empresas que conseguiram sair melhor são aquelas que exportavam produto para o exterior. Com isso, queremos estipular o máximo possível para diversificar a fase de produtos, evitando futuras crises. Vale ressaltar ainda que o plano começou a ser desenvolvido através do modelo utilizado em Mato Grosso do Sul, que foi o embrião para ver que isso dava certo. Mato Groso do Sul é destaque nacional com a exportação de produtos”.

O secretário adjunto da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Ricardo Sena, acredita que o plano deve estimular ainda mais as relações internacionais. “Os Estados Unidos aumentaram a taxa básica de juros e isso vai trazer efeito que vai tornar os produtos brasileiros mais competitivos lá fora. O objetivo não é apenas exportar, mas diversificar as rotas de exportação tendo a opção de vários destinos diferentes”.