Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
Sucursal Pantanal

Carnaval de Corumbá tem programação oficial lançada em meio à prévia da folia

A governadora em exercício, Rose Modesto, destacou que o carnaval de Corumbá tem significado que transcende o território municipal

13 janeiro 2018 - 08h55Por Diário Online

Com uma amostra do que o Carnaval de Corumbá tem de mais tradicional em seu calendário festivo, a programação da folia popular foi oficialmente lançada. Na presença da governadora em exercício do Estado, Rose Modesto, o prefeito Marcelo Iunes apresentou o cronograma que trará quase 50 atividades, incluindo desfiles de escolas de samba e blocos carnavalescos, concursos de marchinhas e fantasias e bailes populares.

“Esse ano o carnaval vai ser forte com nosso grande parceiro, que é o Governo do Estado. Com certeza, os corumbaenses estão esperando, estamos fechando com atrações nacionais, entre elas, baterias de escolas de samba de São Paulo e Rio de Janeiro, uma de axé e outra de samba, pagode. Deixando claro que vamos apoiar os artistas da casa, as bandas do município também durante a programação”, disse o prefeito, que deve anunciar nos próximos dias os nomes das atrações nacionais para os bailes populares que devem seguir até por volta das 05 horas.

O presidente do Conselho Deliberativo da Liesco – Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá, Victor Raphael de Almeida, destacou magnitude da folia em Corumbá, e o que ela representa dentro do cultural local. “Vai chegando fevereiro e o frescor do carnaval começa a aparecer na nossa cidade, é a maior festa do município. Aqui, nessa programação lançada, tem mais de uma semana de festejos que acabam trazendo um incremento para o turismo, fomento do emprego, a geração de renda, a circulação econômica. É de suma importância a parceria do Poder Público que ajuda a fomentar a identidade cultural da nossa cidade, ela é feita também de carnaval”, disse.

A governadora em exercício, Rose Modesto, destacou que o carnaval de Corumbá tem significado que transcende o território municipal e por isso o Governo do Estado investe em sua realização, além de promover a movimentação econômica para a região.

“O Governo do Estado está fazendo em Corumbá na área da infraestrutura, da saúde e da cultura também. Carnaval é uma festa cultural importante para o desenvolvimento econômico da cidade onde gera emprego, traz o turista. Esse momento não é somente festa, é importante para a vida da cidade, uma das referências do Estado de Mato Grosso do Sul, para o Centro-Oeste e para o Brasil”, frisou.

Depois de assistirem às apresentações de escolas de samba e blocos culturais como os das Pastorinhas e dos Palhaços, Marcelo Iunes e Rose Modesto inauguraram a exposição fotográfica e de fantasias de antigos carnavais. Instalada no Centro de Convenções, no Porto Geral, ela poderá ser visitada gratuitamente até o final da programação da folia que está dividida entre o Pré-Carnaval - que inclui atividades realizadas antes da abertura oficial marcada para o dia 07 de fevereiro, com a descida do bloco Sandálias de Frei Mariano - e o Carnaval, entre os dias 07 e 13 de fevereiro, além da apuração no dia 14 e o “Enterro dos Ossos”, sábado, 17, que será marcado por um show gospel.

As rodas de samba que são uma novidade na programação e começaram no dia 06 de janeiro seguem todos os sábados do calendário pré-carnavalescos Durante o Carnaval, as rodas acontecerão entre o sábado, 10 de fevereiro, e a terça-feira, 13, sempre a partir das 12 horas, no Porto Geral