Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
Sucursal Pantanal

Chuva não dá trégua e Aquidauana decreta situação de emergência

Nível do rio sobe bruscamente e pode causar inundação

20 fevereiro 2018 - 14h00Por Bruna Vasconcelos

Desde à 1h da madrugada desta terça-feira (20), a chuva não dá trégua nas cidades de Aquidauana e Anastácio. Ruas ficaram alagadas, moradores não puderam sair de casa para trabalhar, mas o fenômeno que mais preocupou a Prefeitura Municipal foi a subida brusca do nível do Rio Aquidauana.

Conforme os dados da Defesa Civil do município, até às 11h da manhã, o rio estava na marca dos 7,5 metros, acendendo a luz vermelha para as famílias ribeirinhas. O Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) emitiu um documento decretando situação de emergência e explicou que, caso as águas atinjam 8 metros, ocorre o início de inundação na cidade.

O coordenador municipal da Defesa Civil, Mário Ravaglia, relatou que as famílias já estão sendo alertadas sobre a possibilidade de remoção dos imóveis, já que o Rio Aquidauana continua recebendo água e o nível aumentando, além disso, ainda há previsão meteorológica de as chuvas continuarem até amanhã.

"Esses fatores colocam em risco as casas localizadas em regiões que já sofreram enchente anteriormente. Não se pode esperar a água chegar para sair. Nós também trabalhamos com a previsão e prevenção, alertando os moradores para que se organizem e, tão logo, possamos colocar os caminhões da Obras e servidores para ajudarem na remoção, caso necessário."

Até o final da manhã, a Secretaria Municipal de Assistência Social atendeu 5 famílias atingidas pela enxurrada que tiveram invasão dos cômodos da residência e alagamento de quintais.