Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
Sucursal Pantanal

Ladrões 'cara de pau' invadem escola a poucos metros do posto policial em Nova Aquidauana

Os suspeitos comeram bolachas, tomaram refrigerante e tentaram furtar objetos

30 agosto 2017 - 10h07Por Bruna Vasconcelos

A Escola Estadual Professora Marly Russo, localizada no Bairro Nova Aquidauana, foi invadida neste final de semana por ladrões “cara de pau” que arrombaram a janela do depósito de merenda e consumiram bolachas e refrigerantes. Além disso, os suspeitos também teriam danificado as cordas dos violões que eram usados nas aulas de música e tentado retirar objetos das salas de rádio e da biblioteca. O que mais gera revolta na população é que a Escola está situada próxima a um posto da Polícia Militar.

Esta não é a primeira vez que é registrada uma ocorrência policial na Marly Russo, o local tem o histórico de ser uma instituição de ensino com riscos sociais. Quando procurada pela reportagem do TopMidiaNews, a diretora Meire Aparecida da Costa evitou falar sobre o acontecimento do fim de semana.

“Não vou falar sobre as coisas ruins porque tenho orgulho do brasão deste colégio. O BO já foi registrado e eu quero escrever uma nova história na instituição.”

Versão da Polícia
O sargento Geosmar, da Polícia Militar, afirma que existe policiamento preventivo ostensivo no Bairro Nova Aquidana, mas como a ronda é feita de forma minuciosa a PM não consegue ser onipresente devido a extensão do bairro. 

Ele ainda afirma que a Rotam auxilia outras localidades quando é solicitada e, durante a ausência temporária dos militares, os meliantes aproveitam para praticar os crimes. O sargento acredita que a presença do posto policial inibe a ação dos criminosos.

“O Posto foi colocado alí justamente para a população ter mais segurança com a nossa presença e para inibir a ação dos criminosos. A Rotam não tem um efetivo grande então enquanto existe ronda em uma parte do bairro, os crimes são cometidos em outra.“

Câmeras de segurança

Em sessão ordinária na Câmara Municipal da última terça-feira (22), o vereador Mauro do Atlântico sugeriu que fosse instalada uma central de monitoramento na cidade para intimidar bandidos e auxiliar na identificação dos mesmos.

Após tomar conhecimento do ocorrido na Escola Estadual, o vereador acredita que as câmeras de segurança seriam uma ferramenta importante para diminuir casos como esse. Mas ressalta que este não pode ser o único método preventivo.

“Nos locais onde forem colocadas,  sem dúvidas as ocorrências diminuirão. Agora, cada prédio público  continuará tendo que ter seu próprio método de segurança ou guarda ou monitoramento próprio. Não há como uma central abranger locais específicos e sim estratégicos.”