Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
Sucursal Pantanal

Pintor apaixonado por MS deixa acervo de obras retratando cotidiano Pantaneiro

Pesca no Rio Aquidauana e animais da região fazem parte das pinturas

13 maio 2018 - 13h30Por Bruna Vasconcelos

O amor pelas atividades corriqueiras de quem mora no Pantanal foi retratado diversas vezes pelas mãos do pintor Daniel Marques da Cruz. Apaixonado por Mato Grosso do Sul, o artista, morto em 2016, deixou um acervo com mais de 800 obras, entre elas, releituras de cenas cotidianas de Aquidauana e região.

Natural de Curitiba, Da Cruz escolheu o município de Aquidauana para viver os últimos momentos dos seus 59 anos de vida. Com câncer de tireóide, o artista usava a pintura como uma forma de combater a doença e tornar os dias mais felizes.

As cenas urbanas e rurais ficaram imortalizadas nos quadros com diferentes técnicas de pintura. Passando por fases, durante os 10 anos de atividade plástica, os quadros foram confeccionados ora com tinta a óleo, ora com tinta acrílica. Da Cruz não seguia uma linha de criação e se permitia a usar até Duratex e madeira para criar diferentes texturas.

Sob um olhar atento, algumas pinturas refletem a modesta pesca no Rio Aquidauana, os animais que vivem na região e o dia a dia da vida de quem mora no interior. Da Cruz também foi o responsável por ilustrações de três livros didáticos escritos por professores de Aquidauana, Anastácio, Miranda e Três Lagoas.

A viúva do artista, Christiane Gioppo, lembra que os passeios do casal eram fontes inspiradoras para as produções.

"Um dia fomos pescar no Rio Aquidauana e choveu muito. Ele pintou de forma divertida o que a gente passou aquele dia. É um quadro onde estamos dentro de um barco com a vara de pesca e o guarda-chuva"

A professora universitária ainda relata que o acervo mostra o que ele vivenciava após se mudar para o interior do Estado. Na cidade natal, o ateliê, usado para as criações acabou se transformando em um Espaço de Divulgação Cultural com as obras catalogadas e disponíveis para visitação.

"Vamos agora colocar alguns quadros a venda porque as pessoas procuram muito esses lindos registros. A página pessoal do artista no Facebook contém diversas fotos dos quadros e estão à disposição dos interessados. Os apaixonados por arte também podem entrar em contato comigo através do e-mail cgioppo@yahoo.com"