Abandonado pela prefeitura, cemitério de Aquidauana representa risco para visitantes

Coveiro afirma que problema ocorre porque familiares não fazem a manutenção

6 SET 2017Bruna Vasconcelos09h38min
Capelas mortuárias estão com vidros quebrados e teto caindoFoto: Luiz Maique

O descaso da prefeitura tem tornado o Cemitério Municipal de Aquidauana em um local de abandono. Além da superlotação do local, os jazigos estão arruinados com a ação do tempo. 

Túmulos sujos, pisos quebrados e capelas danificadas são facilmente encontrados por quem visita a necrópole. Apesar da manutenção do local ser responsabilidade da prefeitura, o coveiro Daniel Coser, que trabalha há cerca de 6 anos para o município, afirma que o problema ocorre porque alguns familiares só aparecem na véspera de finados e, por este motivo, o acúmulo de sujeira e entulho é facilmente visto no cemitério.

“A gente chama a prefeitura para vim uma vez por mês limpar o chão, retirar folhas e recolher pedaços de túmulos que caem devido à falta de manutenção da família”.

O abandono também causa riscos para quem deseja visitar um ente querido. Pedaços do teto de capelas mortuárias ameaçam cair na cabeça de quem trafega pelo local. Além disso, os pisos e concretos quebrados podem trazer prejuízos em quem tropeçar nos obstáculos.

Daniel afirma que os funcionários da prefeitura tentaram entrar em contato por diversas vezes com os proprietários das sepulturas para efetuarem a manutenção ou cederem o espaço para outra família.

“Não conseguimos respostas, o cemitério não tem mais espaço para enterrar novos corpos e quem tem área algumas vezes abandona, deixando chegar nesse estado.”

HMEDIC

Deixe seu Comentário

Leia Também

fabio trad