Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
NOTA PREMIADA
Especiais

Desconhecida de muitos, biblioteca de 86 anos é centro de conhecimento gratuito na Capital

Acervo conta mais mais de 30 mil exemplares de obras de autores e escritores regionais, revistas de títulos variados, histórias em quadrinhos, obras em Braille e os mais recentes lançamentos literários

19 fevereiro 2018 - 14h32Por Kerolyn Araújo

Fundada em 1932, mas na sede atual desde 1995, a Biblioteca Municipal de Campo Grande, Anna Luiza Prado Bastos, oferece diversas ações voltadas ao público infantil. Qualquer pessoa, adulto ou criança, pode ter acesso ao espaço, que conta com um acervo de mais de 30 mil exemplares de obras de autores e escritores regionais, revistas de títulos variados, histórias em quadrinhos, obras em Braille e os mais recentes lançamentos literários.

Atualmente, a biblioteca conta com seis opções de ações infantis. Uma delas é o projeto  'Biblioteca em Movimento', que funciona por meio de agendamento de escolas públicas e privadas, e contempla diversas atividades como conhecimento e organização do acervo, história e missão da biblioteca, visita orientada no parque florestal “Antonio de Albuquerque”, contação de histórias, atividades de pintura e origami, jogos didáticos e momentos de leitura.

O Férias na Biblioteca

É outra ação voltada para o período em que as crianças ficam longe das escolas. O projeto tem como objetivo oferecer ao público infanto-juvenil uma opção de lazer cultural com diversas atividades artísticas no período de férias escolares. A ação consite em conhecer o espaço, além de atividades como contação de histórias, origami, pintura, desenho, oficinas, apresentações musicais e culturais. A ação é desenvolvidas nos meses de julho e dezembro.

Viva Criança: comemoração ao dia da criança

Esse projeto é um grande evento com artistas e contadores de histórias que acontece no mês de outubro em comemoração ao dia da criança. As escolas interessadas em participar podem entrar em contato com a biblioteca e agendar uma visita.

Prolerzinho 

A ação é realizada em escolas públicas para incentivar a leitura e a inclusão de aspectos culturais no cotidiano dos alunos. O agendamento funciona de maneira prévia entre escola e biblioteca. As atividades realizadas são de contação de histórias, atividades artísticas, leitura e recreação.

Contação de Historias e Emilia Musical

Neste projeto podem participar alunos de escolas públicas, Ceinfs (Centros de Educação Infantil) e crianças atendidas nos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).

O projeto oferece contação de histórias e e performance da Emilia Musical. O agendamento funciona via Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo).

Quadrinhos na Biblioteca do HortoO curso de H.Q. oferecido pela biblioteca ensina para o  aluno os principais fundamentos da arte seqüencial e como aplicá-los na criação de personagens e desenvolvimento de roteiros e elaboração de Histórias em Quadrinhos. O Projeto Quadrinhos na Biblioteca do Horto, atende todos os públicos e as inscrições podem ser feitas diretamente na biblioteca ou por telefone.

O curso acontece a cada 15 dias no sábado no espaço da biblioteca.

Mais informações dos projetos pelo telefone Tel: (67) 3313-1009.

A biblioteca funciona de segunda às sexta das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 12h.