Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
PREFEITURA CAMPO GRANDE MARÇO 2024 3
Geral

Bruna Marquezine detona com mercado após um jovem ser asfixiado pelo segurança

Atriz global e ex-namorada do jogador Neymar fez duras críticas ao estabelecimento

16 fevereiro 2019 - 09h00Por Da redação / TV Foco

Depois das fortes imagens de um jovem morto por sufocamento, decorrente de um “mata-leão” do segurança de uma grande rede de hipermercado, vários artistas se posicionaram contra o estabelecimento. Entre eles, Bruna Marquezine, que também usou sua rede social para protestar. O jovem que morreu em decorrência do golpe foi Pedro Henrique Gonzaga, de 25 anos, e o segurança acusado de aplicar é Davi Ricardo Ribeiro.

Em seu Instagram, Bruna Marquezine escreveu: “Um segurança do Hipermercado Extra da Barra da Tijuca sufocou até a morte Pedro Henrique Gonzaga, jovem negro que, alega-se, tentava furtar o supermercado. No vídeo publicado em múltiplas plataformas é possível ver que o rapaz já não se mexe, mas o assassino permanece em cima dele por quase 2 minutos, ameaça e xinga os clientes que protestam indicando que o rapaz está roxo, sufocando, morrendo. O assassino e seus comparsas “seguranças” (um deles tenta inclusive parar o vídeo) alegam que o rapaz tentou tomar a arma do assassino, fingiu desmaio e que estava tentando furtar a loja. Pois bem, imobiliza-lo não seria o suficiente? Precisava matar? Esse homicida travestido de segurança foi avisado, inclusive por seus companheiros, mas escolheu matar o jovem. No entanto, responderá em liberdade por homicídio culposo (quando não há a intenção de matar), mesmo com um vídeo onde está clara a intenção criminosa. O grupo extra divulgou nota estéril em que repudia a violência (o novo “ninguém merece morrer”) e diz que o jovem foi “contido” antes da chegada da polícia e bombeiros. Eu não sabia que “contido” era sinônimo de “assassinado”. É esse tipo de nota, esse tipo de situação e o silêncio da sociedade que perpetuam a chacina diária da população negra. O que diria o ministro da justiça em sua rasa cartilha anticrime? O senhor acha que foi um ato baseado em violenta emoção ministro?? Ou a perpetuação do racismo e das estruturas escravocratas do país nada tem a ver com esse assassinato a sangue frio em praça pública? Cadê o barulho de quem se indignou com a morte do cachorro? Ou vocês acreditam que uma alegada tentativa de furto é suficiente para matar um jovem? O Brasil é preto. De pele e de luto. Vidas negras importam”.

O mesmo texto partiu da rede social do ator Ícaro Silva, e outros artistas como: Flávia Oliveira, Maíra Azevedo, Thaila Ayala, Camila Pitanga e Nanda Costa. O Hipermercado Extra soltou uma nota comentando o assunto:

"Com relação ao lamentável episódio ocorrido na tarde da última quinta-feira (14 de fevereiro) no Hipermercado Extra Barra, a rede vem a público reiterar que não aceita qualquer ato de violência.  Um grave fato ocorreu na loja do Extra e a rede não vai se eximir das responsabilidades diante do ocorrido, sendo a maior interessada em esclarecer a situação o mais rapidamente possível. Desta forma, está colaborando com as autoridades e contribuindo com todas as informações disponíveis. Os envolvidos no caso foram definitivamente afastados. A companhia instaurou uma sindicância interna para acompanhamento junto à empresa de segurança e aos órgãos competentes do andamento das investigações.  O Extra continuará contribuindo com a apuração e assegura que tomará todas as medidas cabíveis tendo em vista o resultado da investigação.  Acrescentamos que, independentemente do resultado da apuração dos fatos, nada justifica a perda de uma vida e a companhia se solidariza com os familiares e envolvidos".