Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
PREFEITURA CAMPO GRANDE MARÇO 2024 3
Geral

Enquete: afinal, erva de tereré com sabor é tereré?

Tema polêmico dividiu a opinião dos leitores

17 dezembro 2018 - 09h51Por Luis Abraham

Enquete da semana trouxe um tema polêmico e dividiu a opinião dos leitores do TopMídiaNews, afinal: erva de tereré com sabor é tereré? Para 51% dos participantes as ervas com sabor, que vão desde a refrescante e tradicional menta até o inusitado tutti-frutti, são sim tereré.

Já para 49% consideram uma heresia e não acham que as ervas que levam flavorizantes em na composição seja o tradicional tereré.

Diversas origens

A infusão de erva-mate em água fria é um costume muito antigo e sua origem gera debates tão acalorados quanto às polêmicas ervas com sabor. Confira algumas possíveis procedências.

  • O tereré seria anterior à colonização europeia, por espanhóis e portugueses, na região que hoje compreende Mato Grosso do Sul, Paraguai e Argentina. Povos guaranis (tanto guaranis nhandevas como guaranis caiouás) e por etnias chaquenhas inventaram a bebida. Segundo esta hipótese, o tereré seria consumido pelos índios desde tempos anteriores à invasão europeia da América, e, por volta do século XVII, os jesuítas teriam aprendido, com eles, as virtudes do mate (ka'a em guarani). Os jesuítas elogiaram os efeitos da erva, que dava força e vigor e matava a sede mais do que a água pura. A infusão é riquíssima em cafeína, daí o seu poder revigorante. Segundo alguns, os índios guaranis, além de tomar mate (ou tereré) usando, como bombilho (canudo para chupar a infusão), ossos de pássaros e finas taquaras (pois ainda não existiam as bombas de metal), também fumavam a folha bruta da erva-mate e usavam-na como rapé.
  • Teria sido inventado na região de Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul, que, na época, pertencia ao Paraguai, durante a Guerra do Chaco (1932-1935), quando as tropas começaram a beber uma infusão fria, e não mais quente, de erva-mate, já que o fogo utilizado para esquentar a água denunciaria a localização dos soldados.
  • Os mensú (escravos utilizados na colheita da erva-mate no Paraguai e na Argentina que existiram até meados do século XX) teriam sido surpreendidos por capangas fazendo fogo para tomar mate e foram, então, brutalmente torturados. Para evitar a tortura, teriam escolhido se alistar nas fileiras do exército paraguaio, introduzindo, então, o costume entre os militares.
  • Os indígenas, ao levarem o gado de um lugar para outro em comitivas, usariam a erva para filtrar a água do rio que seria bebida por eles, evitando a esquistossomose.