Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
CAMARA MUNICIPAL MARÇO 2024
Interior

Dois são presos com 189kg de pescado e por tentativa de homicídio

Polícia Militar Ambiental informou que a dupla tentou lançar o veículo contra os policiais

19 agosto 2018 - 16h59Por Da redação / ConesulNews

Durante fiscalização ambiental na rodovia MS-170 na madrugada deste domingo (19), nas proximidades da fazenda Jatobá, Policiais Militares Ambientais de Aquidauana, prenderam dois homens por porte ilegal de arma e munições, caça e pesca ilegais e tentativa de homicídio contra os Policiais.

Os homens estavam em um veículo VW saveiro ontem (18), e, quando os policiais sinalizaram para a abordagem, o motorista diminui a velocidade como se fosse parar, porém, de repente lançou o veículo contra a viatura dos agentes. 

Segundo a ocorrência, na tentativa de parar a dupla, foram efetuados disparos nos pneus do veículo, mas mesmo assim, o motorista continuou em fuga. Depois de perseguição, a equipe conseguiu prender oi dois elementos que estavam no carro, especialmente, devido a avaria dos pneus.  

No saveiro estavam o motorista de 33 anos e um acompanhante de 30 anos, ambos residentes em Aquidauana, que retornavam de uma caçada e pescaria ilegais. Além do veículo, foram apreendidos um rifle calibre 22, com quatro munições, quatro quilos de carne de jacaré e 28kg de carne de dois animais silvestres da espécie queixada, três redes de pesca e um tarrafão (petrechos ilegais de pesca), utilizados na captura de 189kg de pescado das espécies pintado, cachara e dourado, que também foram apreendidos no veículo.

Os dois confessaram que estavam praticando pesca e caça ilegais no rio Aquidauana, na região do Portinho e que venderiam o produto do crime e dividiram os lucros. Uma equipe da PMA foi ao local e apreendeu mais duas embarcações e dois motores de popa, utilizados no crime.

Os criminosos receberam voz de prisão e foram encaminhados, juntamente com o material apreendido, à delegacia de Polícia Civil de Aquidauana, onde eles foram autuados em flagrante por vários crimes, na madrugada de hoje (19). 

O acompanhante por caça e pesca predatórias e poderá sair depois de pagar fiança. O motorista por esses dois crimes ambientais e mais por porte ilegal de arma e pela tentativa de homicídio contra os Policiais. Para ele, não foi dado o direito a fiança e permanecerá preso até decisão da justiça.

As penas para os crimes são as seguintes: caça ilegal – seis meses a um ano de detenção. Pesca predatória – um a três anos de detenção. Porte ilegal de arma – dois a quatro anos de reclusão e tentativa de homicídio, de seis a 20 anos de reclusão.

O infrator condutor do veículo também foi autuado administrativamente pelas infrações ambientais e foi multado em R$ 9.800e o acompanhante em R$ 3.900. O pescado será doado para instituições filantrópicas.