Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
RESULTADO GESTÃO MS
Política

Azambuja debate queda de imposto sobre diesel com deputados e produtores de MS

Donos de postos, deputados, caminhoneiros e classe produtora acompanham discussão

05 junho 2018 - 09h35Por Celso Bejarano e Rodson Williams

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, do PSDB, chegou ao prédio da Assembleia Legislativa, por volta das 8h30 desta terça-feira (5) e, desde então, conversa com 14 dos 24 deputados estaduais, com representantes da classe produtora e líderes ligados ao comércio de combustível. O diálogo é um só: reduzir a alíquota do ICMS do diesel, tributo que deve cair de 17% para 12%.

A reunião desta terça-feira é reflexo direto da paralisação dos caminhoneiros, na semana passada. O movimento, conduzido por transportadores autônomos de cargas e donos de grandes empresas de transporte, em nível nacional, condicionaram o fim do ato, desde que os governos estadual e federal diminuíssem os encargos acerca da venda de combustível no país.

O governo de MS acenou com sinal verde à reivindicação, daí a pressa para debater o assunto na Assembleia. Para reduzir o tributo, o governo estadual preparou um projeto que exige a aprovação dos deputados por duas vezes. Há a possiblidade de os parlamentares cumprirem o rito na sessão de hoje. Daí, Azambuja sanciona a norma e o preço do diesel pode cair. A votação ocorre em caráter de urgência.

O assunto tem sido discutido no gabinete do presidente da Assembleia, Júnior Mochi, do MDB, o governador, o Sinpetro, o Sindicato dos Postos de Gasolina, a OAB-MS, a Famasul, Procon, caminhoneiros e o setor de combustível. Dois secretários estaduais acompanham o deputado, Jaime Verruck (Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico) e Eduardo Riedel (de Governo).

Entre os deputados, entrou no gabinete Herculano Borges, Mara Caseiro, Márcio Fernandes, Paulo Corrêa, Maurício Picarelli, Enelvo Feline, Zé Teixeira, Cabo Almi, Pedro Kemp, Amarildo Cruz, Onevan de Matos, Rinaldo Modesto e Barbosinha.