Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
GOVERNO MARÇO 2024 2
Política

Longo discute preparativos para a Semana de Conscientização da Depressão na Infância e Adolescência

Parlamentar defende uma programação eficiente no combate ao mal do século

18 agosto 2018 - 11h45Por Rodson Willyams com assessoria

Como autor da Lei nº 5.898/17 que dispõe sobre a realização da semana de Conscientização da Depressão Infantil e na Adolescência, o vereador Junior Longo (PSB) esteve reunido com a secretária municipal de Educação, Elza Fernandes Ortega, na Rede Municipal de Ensino em Campo Grande. 

A semana de Conscientização da Depressão Infantil e na Adolescência deve ser realizada na segunda semana do mês de setembro coincidindo com “Setembro amarelo”.

A Semana de Conscientização da Depressão Infantil e na Adolescência tem como objetivos: 

I - levar ao conhecimento da população a informação sobre a aludida doença; 
II - orientação sobre o diagnóstico e o tratamento adequado desse mal; 
III - detectar possíveis casos desta moléstia; 
IV - realizar o devido encaminhamento dos casos diagnosticados para acompanhamento médico especializado.

“Fui conversar com a secretária de Educação para coordenarmos as ações necessárias para que a Semana de Conscientização da Depressão Infantil e na Adolescência tenha uma programação eficiente no combate ao mal do século, que é a depressão”, disse o vereador Junior Longo.

No Brasil, não temos estatísticas, mas se estima que a incidência do distúrbio seja de 1% a 3% da população entre 0 a 17 anos, o que significa, mais ou menos, oito milhões de jovens.

Segundo a psicóloga, Viviane Battistella o Transtorno Depressivo é um quadro sério e capaz de comprometer o desempenho, o desenvolvimento e a maturidade psicossocial da criança e do adolescente. A maior dificuldade no diagnóstico e tratamento são os familiares que não acreditam que ela exista ou tentam minimizar o problema, influenciados por teorias que afirmam que a depressão de origem exclusivamente ambiental, negando as origens biológicas da doença.

Estão entre os sintomas da depressão na infância e na adolescência a autodepreciação, a instabilidade de humor, os distúrbios do sono, a perda de apetite e/ou de peso, a falta de vontade, a perda da socialização e queda no desempenho escolar e a modificação do comportamento na escola.

Com base em vários estudos, o vereador Junior Longo quer, por meio da Semana de Conscientização da Depressão Infantil e na Adolescência, debater, orientar, detectar e realizar o devido encaminhamento dos casos diagnosticados para acompanhamento médico especializado.

As escolas da rede de ensino público e privado do Município poderão celebrar parcerias com hospitais e órgãos públicos ou privados, organizações não governamentais, associações profissionais, e outras entidades afins para a implementação dos objetivos pretendidos pela Semana de Conscientização da Depressão Infantil e na Adolescência.

A secretária municipal de Educação, Elza Fernandes Ortega ficou de fazer o levantamento das ações que podem ser desenvolvidas e dará o devido encaminhamento para que no próximo mês o evento seja realizado.