Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
NOTA PREMIADA
Repórter Top

Repórter Top: Morador denuncia falta de policial em Anhanduí; PM rebate

Morador afirma que apenas dois policiais são responsáveis pelas ocorrências no distrito

13 maio 2017 - 18h10Por Dany Nascimento

Inseguro ao caminhar pelas ruas de Anhanduí, um morador que preferiu não se identificar, disse que a região vive momentos precários, com a presença de apenas dois policiais e uma viatura por plantão, para atender todas as ocorrências do distrito.  

De acordo com o rapaz, já virou rotina o tráfico de drogas pelas ruas, que colabora com a multiplicação de bocas de fumo. "Aqui o que a população não vê é policial na rua. Mas isso ocorre porque não temos, sempre tem gente na frente das escolas vendendo droga, gente fumando no meio da rua, aqui não tem lei, é assim que funciona aqui nesse distrito. Eu moro aqui há mais de dez anos, eu nunca fui abordado", disse a fonte.

O morador destaca ainda, que muitas pessoas já acionaram a Polícia Militar, mas não foram atendidas. "Muitas pessoas já acionaram e não foram atendidas. Não adianta, não tem policial para atender a região. Aqui a marginalização está grande. Assalto ocorre com frequência, a população conseguiu impedir um assalto ontem, amarraram o bandido e foram até a frente do batalhão, mas não conseguiram entregar ele para a polícia porque não tinha ninguém".

Diante da denúncia, o TopMídiaNews entrou em contato com o Comando Geral da Polícia Militar, que encaminhou o caso para o 10º Batalhão, responsável para distribuição da corporação na região do Anhanduizinho. O tenente coronel Almeida desmentiu as alegações do morador e destacou que assim como é feito nos bairros da Capital, Anhanduí conta com  três policiais por plantão, uma viatura e duas motocicletas.

Ele considera a região 'pacata' e ao fazer um comparativo com as ocorrências na Capital, destaca que existe o registro de muito mais ocorrências do que no distrito. "Isso não procede. Temos três policiais por plantão, assim como tenho nos bairros aqui da Capital. O local pode ser considerado pacato, são poucas as ocorrências, mas nossa equipe sempre realiza rondas, abordagens e faz os atendimentos necessários na região".

De acordo com o tenente coronel, um Conselho de Segurança Pública está sendo montado, para realizar reuniões entre as autoridades e a população, para o levantamento dos principais problemas da região. "Daqui 15 dias já teremos o conselho montado, já foram encaminhados os nomes dos moradores que expressaram vontade de participar. Esse Conselho reúne um representante da Polícia Militar, um representante do Corpo de Bombeiros e um representante da Polícia Civil. Não tem sede própria, ele existe pela reunião. Vamos nos reunir em praças, escolas, locais público".

Questionado sobre as últimas ocorrências no distrito, coronel Almeida explica que no Sigo (Sistema utilizado para registrar ocorrências), foram registrados 49 ocorrências nos últimos 30 dias em Anhanduí. "Temos 49 ocorrências registradas, 34 delas, faz parte da polícia abordagem ostensiva realizada pelos policiais. Tivemos um registro de receptação, porte de drogas, ameaças, dois furtos, entre outros".