Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
CAMARA MUNICIPAL MARÇO 2024
Saúde

Secretário de Saúde afirma que faltas de medicamentos são 'falha humana'

Marcelo Vilela destacou que abastecimento de medicamentos foi normalizado durante primeiro ano de gestão

09 janeiro 2018 - 19h00Por Airton Raes

O Secretário Municipal de Saúde Pública, Marcelo Vilela, afirmou que a prefeitura resolveu o abastecimento de 80% dos medicamentos na rede Municipal de Saúde. Segundo Vilela, os problemas de falta de medicamentos atuais são causados por “falha humana”, causados por servidores que esquecem de checar o almoxarifado e solicitar os medicamentos à Secretaria de Saúde.

Marcelo Vilela destacou que a Rede Municipal de Saúde conta com 377 ítens de medicamentos e que são reabastecidos regularmente. “Na secretaria os medicamentos são reabastecidos pelo boca a boca, telefone e planilha”, destacou.

O secretário destacou que como a prefeitura não possui um sistema informatizado em relação ao abastecimento de medicamentos, é necessário que cada unidade de Saúde faça o requerimento dos medicamentos que estão acabando.

O secretário de saúde reiterou que geralmente os medicamentos acabam porque o servidor encarregado do almoxarifado não faz o controle do que está acabando para poder solicitar a reposição.

“Tanto que a maioria das faltas de medicamentos acontecem no final de semana. Isso é um problema na ponta da rede. Nós dependemos dos recursos humanos e humanos falham”, destacou.