Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
MULHER GOV MS
RESTROSPECTIVA 2018

2018: o ano do verde da esperança; Palmeiras sagra-se campeão brasileiro

'Academia Palestrina' sofre durante quase todo o ano, porém se supera e conquista o título do Campeonato Brasileiro

01 dezembro 2018 - 17h00Por Luis Abraham

O ano começou meio ruim para o palmeirense, viu o Corinthians, maior rival ser campeão paulista em pleno Allianz Parque, eliminado na Libertadores pelo bicho-papão da América do Sul, o Boca Juniors e ainda teve que aguentar 'o campeão voltou' dos sãopaulinos e o 'cheirinho' dos flamenguistas durante quase todo o Campeonato Brasileiro da Série A.

Entretanto, como diz o ditado: só termina quando acaba e o Palmeiras provou mais uma vez que sabe ser brasileiro e não desiste nunca. Após a queda do técnico Roger Machado ao ser derrotado pelo Fluminense no Brasileirão, o Verdão trouxe um velho conhecido: Luiz Felipe Scolari.

Pentacampeão do mundo, Luiz Felipe Scolari foi fundamental na busca pelo título nacional (Foto: divulgação / Palmeiras)

O bom e velho Felipão soube administrar bem o mau momento, recuperou peças importantes do elenco como Deyverson e Dudu, limou vaidades e uniu o grupo. Estava pronta a receita para o sucesso, mas ainda precisaria enfrentar adversários de peso.

Pela Copa Libertadores da América, não conseguiu reverter a vantagem xeneize e acabou eliminado, diante de 40 mil palestrinos, pelo multicampeão da América, Boca Juniors. Já pelo Campeonato Brasileiro foi preciso desbancar dois gigantes do futebol, o São Paulo de Nenê e o Flamengo de Diego. Entretanto, a vantagem alviverde foi sendo construída aos poucos, jogo a jogo. Até que deixaram chegar...

... E chegou, na noite do dia 25 de novembro na casa do Vasco da Gama, em pleno Estádio de São Januário, o escrete comandado pelo pentacampeão do mundo Luiz Felipe Scolari, bateu o 'Trem Bala da Colina'. O gol do, outrora questionado, centroavante Deyverson, foi o suficiente para garantir o título nacional.

Deyverson marca contra o Vasco e liquida a fatura para garantir a conquista do Brasileirão (Foto: reprodução / Twitter)

Com 77 pontos, o Palmeiras assegurou o primeiro lugar do Campeonato ainda na 37ª rodada, já que, a uma do fim, não podia mais ser alcançado pelo Flamengo com 72. Em êxtase, a torcida alviverde canta e vibra pelo decacampeonato, já que a 'Academia Palestrina' conquistou a Taça Brasil em 1960 e 1967, o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, também em 1967 e 1969 e o Campeonato Brasileiro de 1972, 1973, 1993, 1994, 2016 e 2018, todos unificados pela CBF.

O jogo

Com as arquibancadas de São Januário lotadas, o Vasco começou o jogo dando as cartas e deu muito trabalho à defesa palmeirense durante a primeira etapa. O arqueiro campeão olímpico, Weverton, viria a ser acionado diversas vezes durante o jogo, pois o 'Expresso da Vitória' explorava a vulnerabilidade na marcação.

Até que o Palmeiras conseguiu se encaixar e passou a manter a posse de bola, mas ainda assim seguia incapaz de criar boas oportunidades. No segundo tempo, após ouvir instruções de Felipão no vestiário, o time virou a chave e voltou melhor para o segundo tempo.

A solução veio do banco, o colombiano Borja deu lugar à Deyverson, na tentativa de aumentar o poder fogo alviverde, Felipão, o meia Dudu foi deslocado. Aos 27 minutos, o camisa 7 deu belo passe na direita para Willian, que cruzou para Deyverson completar com sucesso.

Com a vantagem no marcador, Felipão sacou Willian e posicionou Jean na ponta direita. O Vasco de Alberto Valentim, ainda tentou esboçar uma reação, mas o time visitante soube como se defender até o apito final para ganhar o Campeonato Brasileiro e fazer brilhar o verde da esperança.

O Verdão agora soma 10 títulos nacionais (Foto: Lucas Figueiredo / CBF)