Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
CAMARA MUNICIPAL MARÇO 2024
Campo Grande

Destino certo: União recebe ecoponto para descarte de eletrônicos e pequenos resíduos de lixo

É possível descartar eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis inutilizáveis, entulhos de construção, galhos e podas, entre outros

24 junho 2019 - 11h10Por Dany Nascimento

Foi inaugurado, nesta segunda-feira (24), o Ecoponto do bairro União, que passa a funcionar na Avenida Roseira esquina com a Rua Carmem Bazzano Pedra, em Campo Grande. Este é o quarto equipamento instalado na cidade, em parceria com a CG Solurb Soluções Ambientais, que oferece o descarte de resíduos pequenos para a população.

De acordo com a prefeitura, é possível fazer o descarte de resíduos de pequenos volumes (até 1 metro cúbico por pessoa/dia) de Resíduos da Construção Civil (RCC), resíduos eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis inutilizáveis, galhos e podas. Além disso, o Ecoponto conta com Locais de Entrega Voluntária (Lev’s) para disposição de resíduos recicláveis secos, como papéis, metais, vidros e plásticos.

Para o presidente do bairro União, Deodato Daniel da Silva, 59 anos, que reside na região há 14 anos, a implantação do ecoponto é uma reivindicação antiga dos moradores e promete deixar as ruas mais limpas. “É um problema antigo, as pessoas descartam em terrenos baldios, nas ruas, agora temos esse local para acabar com o descarte irregular”.

Deodato destaca que, agora, trabalha na conscientização dos moradores para fazer o descarte de forma correta. “Vamos orientar os moradores sobre como é feito o descarte de cada um aqui e, assim, acabar com tanto lixo nas ruas”.

O gerente operacional da Solurb, Bruno Vilela afirma que a inauguração colabora para o fim do descarte irregular. “Temos cláusulas contratuais para manter esses locais funcionando e essa é uma forma de evitar o descarte irregular. As pessoas têm pontos para se desfazer daquilo que não utilizam mais”.

O secretário de Meio Ambiente, Luis Eduardo Costa, explica que a implementação do ecoponto não é tão simples quanto parece. “Não é uma operação simples, fazemos um levantamento para encontrar a área apropriada para isso. Com a instalação desses locais, conseguimos evitar o descarte de toneladas de objetos. Temos um sistema de monitoramento das caçambas, é um conjunto de fatores trabalhoso, que traz benefício para a população”.

Estrutura

O Ecoponto União apresenta uma área de 1.731,33 m² e contará com três caixas brooks de capacidade de armazenamento de 4 m³ (quatro metros cúbicos) cada para Resíduos da Construção Civil (RCC), uma caçamba roll on de capacidade de 36 m³ (metros cúbicos) para resíduos de podas, três caçambas roll on de capacidade de 36 m³ para resíduos de móveis, uma caixa brooks de capacidade de 4 m³ para resíduos eletroeletrônicos e sete unidades de Bag’s para resíduos recicláveis de capacidade de 1 m³ .

Assim como os outros Ecopontos, seu funcionamento ocorrerá das 08h às 18h de segunda a sábado.

1º Ecoponto

O primeiro, denominado de Ecoponto Panamá, foi inaugurado no dia 26 de março de 2018, localizado na Rua Sagarana com a Avenida José Barbosa Hugo Rodrigues, no Bairro Panamá; o segundo denominado de Ecoponto Noroeste foi inaugurado no dia 31 de agosto de 2018, localizado na Rua Piraputanga esquina com Guarulhos, no Bairro Noroeste; o terceiro denominado de Ecoponto Nova Lima foi inaugurado no dia 7 de fevereiro de 2019, localizado na Rua Pacajús n. 194, no Bairro Nova Lima.