Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
TRANSPARÊNCIA GOV MS
Cidades

Quarta-feira será mais um dia quente e seco; chuva na Capital só em setembro e olhe lá

A umidade relativa do ar despenca para até 20%, mantenha-se hidratado

21 agosto 2019 - 07h15Por Luis Abraham

A quarta-feira (21) em Mato Grosso do Sul promete mais um dia de muito sol em toda região e registra temperaturas entre 13°C e 36°C. Até o momento não há previsão de chuva, conforme informações do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec).

Uma massa de ar seco deixa o tempo firme em todo o MS, fazendo com que a umidade relativa do ar caia para até 20%, considerado estado de alerta pela Organização Mundial de Saúde (OMS) principalmente nas horas mais quentes do dia. Em Campo Grande os termômetros registram mínima de 17°C, e máxima de 31°C, com umidade do ar entre 30% e 80%. O tempo deve permanecer parcialmente nublado a claro.

O CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) e o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) – órgãos nacionais e oficiais de monitoramento climático – não informaram a expectativa de chuva para Campo Grande. Hoje, a Capital completa 35 dias sem chuva, segundo a meteorologia.

Previsão de chuva

O tempo seco causa problemas de saúde, aumenta a incidência de queimadas e faz muita gente se perguntar: quando vai chover? De acordo com a análise da coordenadora do Cemtec, Franciane Rodrigues, a próxima precipitação deve ocorrer somente no final de agosto e começo de setembro. 

“Mato Grosso do Sul tem expectativa para pancadas de chuva com baixos acumulados preliminarmente no dia 31 de agosto e 1º de setembro abrangendo as regiões pantaneira, sudoeste, sul e central”, avalia. Segundo Francianec, a chuva pode vir acompanhada de queda na temperatura.

“Entre os dias 4 e 5 de setembro, o mesmo modelo demonstra chuvas com acumulados maiores e mais generalizadas no Estado. As características do sistema mostram as instabilidades de uma frente fria e para o mesmo período” pontua, destacando que os dados são do modelo de previsão numérica emitido pelo NOAA/EUA, isto é, informações iniciais que ainda serão monitoradas e atualizadas.