Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
MULHER GOV MS
Ciência e Tecnologia

Carregador de celular 'pirata' causa queimadura de 2° grau em jovem

Corrente que a garota usava no pescoço entrou em contato com o cabo conectado à tomada; cientistas alertam sobre produtos genéricos

07 agosto 2019 - 16h34Por Da redação/Portal R7

Uma jovem de 19 anos sofreu queimaduras de 2° grau no pescoço, nos Estados Unidos, ocasionadas por um carregador pirata de um iPhone. O ocorrido foi divulgado no site Annals of Emergency Medicine. De acordo com o site, a jovem usava uma corrente metálica no pescoço e o smartphone estava embaixo do travesseiro, conectado ao carregador genérico, que, por sua vez, estava ligado à tomada.

De repente, sentiu uma sensação de queimadura e uma enorme dor no pescoço. A moça provavelmente sofreu uma lesão elétrica do carregador quando entrou em contato com a corrente, causando a queimadura. Segundo cientistas da Universidade de Michigan, nos EUA, o acidente ocorreu porque a moça usou um carregador falso, em vez de um modelo da própria marca.

Os cientistas ressaltaram ao site que os carregadores genéricos não possuem certificações de segurança que evitem acidentes desse tipo. Além de poder provocar acidentes nos usuários, os cabos piratas ainda podem prejudicar o celular e diminuir a vida útil do aparelho.