Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
COLUNA

Top Pipoca com Pedroka

Pedro Martinez

Il Primo Re: a fundação de Roma...

Rômulo e Remo

19 junho 2019 - 10h52

A dica de hoje é bem alternativa.

Para quem não conhece o cineasta italiano Matteo Rovere, ele se apresenta aqui, na aventura do mito da fundação de Roma, em seu mais recente longa Il Primo Re (O Primeiro Rei), onde emprega uma visão realista daquele mundo que outrora foi primitivo e violento. Além de tudo isso, a história é narrada completamente em latim arcaico.

Como aprendemos na escola, lembrem -se, a fundação de Roma ocorreu em 753 a.C. e se assentou na lenda de Rômulo e Remo, dois gêmeos que, foram abandonados mas sobreviveram ao serem amamentados por uma loba e, cuja luta fratricida culminou no surgimento da cidade que, séculos depois, se tornou um dos maiores impérios que o homem conheceu.

Rovere trouxe essa história para as telonas, primeiro, para mostrar a trajetória dos dois míticos irmãos, tanto do "vencedor", Rômulo, quanto do que acabou nas sombras da nossa memória, e sobretudo para descrever para nós, espectadores, de um modo extremamente realista, aquele mundo anterior a fatídica fundação que fora primitivo, arcaico, sujo e violento, marcado pela luta entre as tribos em busca do domínio da área ao redor do Rio Tibre.

Um detalhe que trás beleza e realidade pra trama é o fato de ter sido rodado com a luz natural da região do Lácio. O filme ocorre dentro de florestas fechadas e ameaçadoras, mostrando o dia-a-dia, costumes e formas de vida dos povos pré-romanos. Tudo isso aconteceu graças a uma reconstrução digna histórica realizada pela Universidade Tor Vergata.

Também é muito bem ilustrado o profundo sentimento religioso que os moradores possuíam na região, bem como seus rituais, técnicas de guerra e caça,  suas armas e também as cidades em que viviam: que não passavam mais do que pequenos núcleos de cabanas. O núcleo que mais se destacava era Alba Longa.

A gente vê que o desejo de mostrar tudo da forma mais no fidedigna possível foi grande principalmente se analisarmos o fato de que a produção tenha sido rodada completamente em latim arcaico. E esse inclusive foi reconstruído para a ocasião, por um grupo de filólogos e semiólogos, que precisavam de algo diferente do latim litúrgico ou do que os ainda se ensinam nas escolas.

É importante ressaltar que, o latim resultante deste trabalho não foi suficiente para redigir um roteiro completo, por isso, para preencher essas lacunas deixadas, como se fossem um quebra-cabeças, foi preciso que os estudiosos recorressem ao latim indo-europeu que é base comum para a maioria das línguas da Europa.

Falando do ponto de vista dos personagens, Il Primo Re mostra dois irmãos com visões antagônicas - entre eles existe basicamente uma síntese ente o bem e o mal que depois alcança uma contemporaneidade. O centro das atenções da obra é em Remo, que era empenhado fortemente em evitar a vontade dos deuses, postura essa que definiu seu destino: o de morrer pelas mãos do irmão, ali descrito como mais frágil e misericordioso.

Enfim, em Il Primo Re o tal cosmos mitológico da fundação romana continua sendo de qualquer forma uma fonte de inspiração e fascinação para todo mundo e é importante de ser contado.

5 pipocas!

Disponível para download via torrente no Lime Torrents.