Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
COLUNA

Top Pipoca com Pedroka

Pedro Martinez

Morre Stan Lee

perda

13 novembro 2018 - 09h38

Top Pipoca esteve em viagem e vem com nota triste.

Morreu nessa segunda-feira o roteirista Stan Lee aos 95 anos, informou o TMZ. Lee foi levado ao hospital, mas chegou lá sem vida. A causa não foi divulgada.

Stanley Martin Lieber nasceu em Nova York no dia 22 de dezembro de 1922. Filho de imigrantes judeus da Romênia, Lee cresceu sonhando em escrever “O Grande Romance Americano”, denominação que se dá para os clássicos imortais da literatura dos EUA. Na adolescência, trabalhou escrevendo obituários para uma agência de notícias da cidade e releases de imprensa para o Centro Nacional da Tuberculose.

Sua carreira nos quadrinhos começou em 1939, quando ele conseguiu um emprego como assistente de escritório na Timely Comics, editora que publicava HQs e histórias pulp. Na época, suas funções eram banais: ele tinha de repor vidros de nanquim para os artistas e apagar esboços de páginas finalizadas. Em 1941, veio a primeira oportunidade de Lee escrever algo para um quadrinho: o texto de abertura de Capitão América #3.

Martin Goodman, editor da Timely na época, ficou fascinado com as habilidades de Lee e deu a ele a chance de escrever o roteiro de uma HQ que seria lançada em caso de um buraco no cronograma da editora. E então surgiu Headline Hunter, o Correspondente Internacional. Nos anos seguintes, Stan precisou se afastar da Timely por conta da Segunda Guerra Mundial — ele voltaria a trabalhar na empresa somente no final dos anos 50.

Em 1960, a DC estava liderando as vendas de quadrinhos com o Flash e a Liga da Justiça. Goodman então pediu para que Stan criasse um grupo de super-heróis ao lado de Jack Kirby. Os dois conceberam o Quarteto Fantástico em 1961, que logo passou a ser um sucesso de vendas, recebendo diversos elogios do público. Nesse mesmo ano, a Timely passou por um processo de reformulação de marcas e foi rebatizada com o nome que todos conhecemos: Marvel Comics.

Nos anos seguintes, Lee criou diversos personagens que se tornaram peças fundamentais da cultura pop: o Homem-Aranha, o Hulk, os Vingadores, o Homem de Ferro, Thor e os X-Men. Além de revolucionar a indústria criativamente, Stan mudou a forma como o público encarava os quadrinhos, criando um senso de comunidade entre os fãs e interagindo diretamente com eles através da coluna Stan’s Soapbox.

Fonte NerdBunker

Aparição de Stan Lee em Vingadores 4 já foi filmada.