Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
COLUNA

Tiro Livre

Vinícius Squinelo

Na eleição dos extremos, derrota de Bolsonaro e vitória do PT podem causar guerra civil

Utopias a parte, nenhum dos lados, favoritos hoje na campanha presidencial, vai aceitar uma possível derrota

03 outubro 2018 - 10h00

Politicamente, Jair Bolsonaro e o Partido dos Trabalhadores de hoje são dois lados da mesma moeda. Ambos refletem extremismos que podem encaminhar o País ainda mais pro fundo do poço político e social que se encontram. Não só por eles, mas pelo estado atual do Brasil, de uma divisão sem precedentes na história moderna.

Mesmo pesando a diferença brutal em questão social, o prisma político de ambos se assemelha, e muito. Mesmo o candidato da direita já se acomoda em negociações partidárias, como da Frente Parlamentar do Agronegócio, comandada por Tereza Cristina, do Democratas de MS. 

Do lado petista então, falar de conveniências políticas é chover no molhado. Se o Congresso Brasileiro já era um balcão de negócios, a sigla o transformou em uma verdadeira feira livre. A ponto do ex-presidente Lula negociar apoios de todos os lados mesmo de dentro da cadeia. Por negociar apoio subentenda-se o loteamento da máquina pública.

Na prática da vida econômica e social, ambos os lados mostram claros sinais temerosos. Em um tempo de divisão explícita da população brasileira, o melhor seria mesmo um dito governo de centro, que pudesse começar a tratar essa cisão existente.

Mas, utopias a parte, é óbvia a sensação de que nenhum dos lados, favoritos hoje na campanha presidencial, vai aceitar uma possível derrota e a panela de pressão chamada Brasil deve ferver ainda mais. Teremos um final de 2018 temeroso meus amigos...

Gostou? Curta, comente e compartilhe! Quer enviar críticas, xingamentos ou boas ideias: mande para o e-mail vinisquinelo@gmail.com

(montagem: Wesley Ortiz)