Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
COLUNA

Top Pipoca com Pedroka

Pedro Martinez

Sicario - Dia do Soldado: o mal é real...

Faroeste descontrolado

27 setembro 2018 - 10h19

Olha o Top Pipoca chegando!

Está no catálogo da Netflix o filme Sicario, com Emily Blunt, Benício Del Toro e Josh Brolin. E pra minha surpresa esse ano saiu a continuação e será uma trilogia - ou seja, ainda teremos mais um.

Sicario - Dia do Soldado tem convenções diferentes do primeiro filme, essencialmente, têm situações e perfis de faroeste atualizados para a guerra contra o narcotráfico e ao terrorismo.

Nessa nova aventura, os personagens de Brolin e Del Toro se juntam para criar uma guerra artificial entre os cartéis de droga que supostamente estariam ajudando os jihadistas a entrarem nos EUA pelo lado  mexicano.

O longa aproveita muito dos personagens e dos tons do filme anterior para não descaracterizá-lo. A visão ainda é bastante niilista e machista - e ainda joga com vários subgêneros do cinema como o western, o de fronteira e o de travessia para oferecer pra gente, espectador, uma experiência menos complicada e até menos pedante de expectativas ou recompensas.

E roteiro? Cheio de momentos de ação pautados pela crueza e extrema falta de sentimentalismos. É uma espécie de vácuo moral do Velho Oeste que dita as situações. O próprio papel de Alejandro (Del Toro) tem um perfil que se aproxima mais do velho pistoleiro solitário dos westerns que carrega sozinho o tal do peso do mundo e no fim paga um preço sacrifical.

Sicario - Dia do Soldado é um filme de eficiência crua e direta que acaba reforçando uma brutalidade intrínseca a essa história. É forte, tem suspense e não é melhor que o primeiro filme, mas vale a diversão.

4 pipocas!